Uma das primeiras perguntas que gestores de produtos se fazem e aos seus pares é: os recursos disponíveis são suficientes para fazer um produto que atenda plenamente as demandas dos clientes?
Os recursos financeiros e tecnológicos são compatíveis com o tempo disponível? Se não, que resultados se pode obter? Os apoios políticos internos são suficientes para realizar as expectativas? É possível mobilizar pessoas de todos as áreas envolvidas ou será preciso contratar pessoas?
Perguntas como estas são necessárias para fazer estimativas realísticas (que nem sempre correspondem às dos patrocinadores) sobre os recursos necessáriospara criar um produto.
A avaliação examina
■ As condições do produto alcançar seus objetivos.
■ A relação entre o capital investido e a expectativa do retorno sobre o investimento (ROI) para o resultado, financeiro ou não.
■ O tempo necessário para obter um produto mínimo, com a estimativa de duração de sprints e das atividades.
■ O tamanho da equipe e o preparo dos desenvolvedores, seu vínculo com o produto.
■ Os recursos técnicos necessários (maior ou menor sofisticação do tratamento das informações, da experiência do usuário).
■ A qualidade e a quantidade do conteúdo a produzir ou a reaproveitar, se vai ser reproduzido exatamente igual ao publicado em outras mídias, se será criado para uso online.
■ Os riscos que o produto enfrenta se os recursos estimados forem insuficientes para completá-lo já em um estágio avançad de desenvolvimento.
No momento de avaliação dos custos não é necessário fazer estimativas muito precisas dos recursos necessários à manutenção e atualização do produto, mas estas previsões já podem começar a ser feitas, especialmente no caso de plataformas de notícias, de vendas, ou de publicação de informações de nicho, que precisam ser atualizados em tempo real.
Também pode constar das estimativas a previsão de recursos para o redesenho a curto prazo de algumas partes do produto digital, decorrente do aumento das áreas de conteúdo. Os custos da manutenção e revisão de conteúdo antigo também podem ser considerados.
A manutenção da consistência do design, da edição do conteúdo, da usabilidade e da acessibilidade, do posicionamento no ranking de resultados das ferramentas de busca e mesmo das especificações do produto fazem parte da manutenção da qualidade e podem também demandar recursos dedicados.
(Atualizado em 3.2.2012)