Os objetivos de um produto estão relacionados ao seu valor estratégico em relação a quem o concebe, em relação aos clientes que o utilizam e ao mercado amplo em que está inserido.

O entendimento e a explicitação da visão geral e dos objetivos de um produto digital, que incluem o conhecimento das necessidades dos clientes e dos stakeholders que o realizam, são às vezes subestimados, pois alguns deles acham que se não soubessem os objetivos não estariam fazendo o produto. Mas esta formulação é importante, porque leva ao consenso sobre as ações

Quando uma agência ou equipe de produtos digitais é contratada para fazer um site institucional, ou um aplicativo, é comum que faça uma pesquisa preliminar para verificar os objetivos e o escopo. Esse levantamento procura responder a questões como: por que o produto é necessário, que necessidades atende?

A visão geral e o detalhamento dos objetivos combinam processos de negócios e de uso, como:

Venda de produtos e serviços que ajudem a manter a saúde.

Publicação de conteúdo para públicos especializados em observação de pássaros.

Disponibilizalçao de um jogo.

Compartilhamento e divulgação de conhecimento sobre o aquecimento global.

Compartilhamento online de arquivos de imagens, vídeos, sons.

Comunicação e interlocução direta entre clientes, colaboradores, fornecedores e parceiros.

Criação de comunidades em torno de idéias, pessoas, interesses.

Treinamentos e educação.

Representação de uma organização e sua missão para clientes online.

Reforço de uma marca.

A visão geral mantém uma perspectiva de prazo mais longo que os objetivos do produto, atravessam os processos operacionais, levam em conta o contexto comercial e institucional e funcionan como referências para decisões e alinhamento da equipe. O consenso sobre a visão e os objetivos do produto ajuda:

O relacionamento do canal com outros canais de interlocução da mesma organização com o público, integrando a política estratégica de imagem (ou comercial, de vendas, marketing, conteúdo).

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A página acima (cujo layout atual não é mais este) é dirigida para parceiros de negócios, contatos, imprensa, colaboradores da organização. Já a página abaixo é dirigida aos visitantes do museu.
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A página acima é dirigida aos visitantes do museu.

A conceituação editorial e o tratamento do conteúdo para o público, um dos componentes da experiência do usuário, que cria empatia e atende às suas necessidades (de informação, funcionalidades, serviços, interlocução) e gera valor. A conceituação editorial pode, por exemplo, levar à criação de um vocabulário controlado, para uso nos canais online, ou conduzir as linhas gerais para a concepção e o desenvolvimento.

O posicionamento estratégico do produto na empresa, com a verificação das forças, fraquezas, oportunidades e ameaças (SWOT) do produto.

A avaliação das linhas gerais de valor e qualidade dos resultados, para a organização e para os clientes, a partir da realização de pesquisas permanentes, da programação dos testes com usuários, de sua frequência, dos investimentos necessários.

O planejamento do retorno sobre o investimento financeiro do produto.

O site Daily Maverick sugere que seus leitores façam doações voluntárias, ou com trocas de doações por vouchers do Uber, e descreve embaixo as vantagens de ser um membro da comunidade (acesso 24.4.2020)

A prevenção dos riscos do produto.

À medida que são atualizados, os objetivos delineiam pontos de vista para avaliar os resultados. E norteiam as diretrizes gerais para a realização de novos produtos, processos, funcionalidades que derivem do produto principal.

Os objetivos dos produtos online são resultado da iteração das diferentes percepções dos stakeholders, soma da colaboração interdisciplinar e encadeada (muitas vezes interdepartamental e mesmo interempresarial) de competências para criar e manter o produto. Cada parte contribui para encadear ideias, fontes, informações, que levam à obtenção de resultados (outputs).

Alguns objetivos são mais importantes que outros e muitas vezes os interesses organizacionais (às vezes, pessoais) se superpõem aos interesses dos usuários e clientes. Cabe à equipe, em especial aos profissionais que atuam no aperfeiçoamento permanente da experiência dos usuários, equilibrar as tensões entre a visão estratégica e os interesses dos clientes finais, aspectos que não são excludentes.

A visão geral estratégica é mais estável que os objetivos mais descritivos e os recursos do produto. Caso a equipe adote métodos como Scrum, XP e Lean, os objetivos específicos, mais descritivos do produto são rearticulados a cada ciclo da criação, gerando soluções de design e funcionalidades compatíveis com a evolução incremental do produto. As mudanças são incorporadas, assim como a percepção do produto pela equipe durante a realização. (ver Mudança de escopo)

Se o cliente começa com a demanda de um aplicativo para dispositivo móvel e passa para a criação de um móvel de cozinha, os objetivos geral e específicos mudam. Caso ache melhor passar do dispositivo móvel para um dispositivo de realidade virtual, a visão geral pode permanecer, mas os objetivos específicos têm mais chances de mudar.

A articulação imprecisa da visão geral, dos objetivos e dos requisitos mais específicos de um produto digital pode levar a resultados equivocados. Selecionar os fragmentos de informações nas conversas, filtrar os argumentos relevantes e chegar a um consenso muitas vezes exige técnica, e também paciência, diplomacia e capacidade de negociação. Um produto pode atender aos seus objetivos e, no entanto, não ser bem sucedido, porque não foram corretamente articulados.

É necessário manter em perspectiva que um produto realiza seus objetivos quando satisfaz as necessidades do cliente final, mesmo que na maioria das vezes este não articule precisamente o que precisa, ou suas sinalizações não verbais não sejam bem percebidas inicialmente. Mas em condições ideais, um produto é bem sucedido quando seus objetivos de negócios e os objetivos dos usuários convergem em associações criativas que se legitimam pelo seu uso ou aceitação.

Ver também

Definição de projeto

Metodologias de gestão de projetos

Alessi e metodologias inovadoras

Projetos de mídias digitais

O valor do planejamento de produtos digitais

Gestão de projetos de produtos digitais

(Atualizado em 10.4.2022)