Um projeto consiste de um esforço temporário empreendido com objetivo pré-estabelecido, definido e claro, seja criar um novo produto, serviço, processo. Tem início, meio e fim determinados, duração e recursos limitados, em uma sequência de atividades relacionadas.

Criar um site novo, ou redesenhar um site já existente, é um PROJETO, já atualizar um site é um processo operacional permanente, não é um projeto. No entanto, o planejamento do conjunto de processos operacionais de atualização de um site é um projeto.

O resultado de um projeto é sempre diferente de outros produtos e serviços existentes.

Pode ser um produto tangível.
Um livro, uma exposição, um automóvel.

Ou um produto intangível:
Um conjunto de processos desenhados para a venda online de livros usados.

A realização de cada projeto pode ser aferida e acompanhada poe meio de métodos e ferramentas específicos, que verificam a duração, os custos, o desempenho da equipe, a aderência do produto aos objetivos.

Esses métodos e ferramentas podem ter diversos graus de complexidade e são indicadas de acordo com as necessidades de cada organização, ou com a natureza dos empreendimentos, as atividades de negócios, o tamanho e a amplitude dos projetos. De modo geral, procuram:

Estabelecer uma visão comum sobre os objetivos a alcançar por meio do canal digital e divulgar esta visão aos stakeholders e à organização de modo geral, para que sirvam de referência aos processos de trabalho.

Projetos de mídias digitais, plataformas, aplicativos ou ambientes interativos de certa forma existem como serviços oferecidos ao público e necessitam de uma mentalidade holística centrada nesses serviços.

Facilitar os processos de decisão para estabelecer as funções e responsabilidades de cada participante da equipe.

Dimensionar adequadamente os recursos necessários (pessoas, verbas, tempo).

Acompanhar os processos, a equipe, os custos e os prazos.

Contratar serviços, adquirir equipamentos, sistemas, programas e materiais, se necessário.

Fazer o controle da qualidade dos produtos e reduzir o impacto dos riscos.

Controlar e documentar periodicamente a aderência do projeto a seu escopo e seus objetivos.

Manter o comprometimento dos patrocinadores com os resultados.

Reforçar continuamente a importância dos processos e da avaliação dos processos de gestão

Os processos necessários à obtenção dos resultados esperados são conduzidos por um ou alguns gestores, responsáveis por seu resultado. Podem ser influenciados por diversos departamentos e pessoas diretamente interessadas nos seus resultados, os stakeholders.

Uma fonte ou indivíduo compromissado com os seus objetivos costuma patrocinar sua realizacão. O patrocinador pode não acompanhar os processos diários de realização.

A gestão de projetos procura garantir a realização dos objetivos, dentro das condições de prazos, custos, qualidade e especificações iniciais. E procura se concentrar na base conceitual que estabelecerá um diálogo com os usuários, atendendo também aos condicionamentos sociais e comerciais do empreendimento.

Incorporada à estrutura das organizações, é um processo criativo e dinâmico, que faz parte do ao dia-a-dia e procura garantir bons resultados em seus ambientes complexos, sempre confrontados com o excesso de oferta de produtos e serviços por parceiros e fornecedores. De modo geral, procura modelos de realização rápidos, flexíveis e permeados por perspectivas inovadoras.

Projetos de produtos online

O planejamento e o estabelecimento de metodologias para a gestão de projeto em ambientes web são permeados pelo dinamismo e pelos condicionantes técnicos da internet. Procuram manter-se sensíveis às características da interlocução entre quem publica e quem usa os produtos, para criar experiências criativas e funcionais.

O grau de aprofundamento, os aspectos levantados e o planejamento variam de acordo com os objetivos e o tamanho do canal a ser projetado. Sites de curta duração, como hot sites, são projetos com planejamento e conceituação curtos, objetivos pontuais e resultados quase imediatos.Seu planejamento prevê menos levantamentos e pesquisas do que o de um site institucional. Plataformas participativas envolvem planejamento complexo e estreitamente vinculado ao diálogo com/do o público-alvo.

Estão entre os fatores críticos para o sucesso de projetos canais digitais:

A articulação precisa e completa do escopo e dos objetivos, para a escolha das ferramentas e metodologias de planejamento, realização, fechamento de ciclos e avaliação.

A compreensão, pelos stakeholders, dos objetivos e métodos adotados para a gestão e realização – muitas mudanças de escopo e do resultado esperado quando o projeto já está em fase avançada de desenvolvimento acontecem com frequência e devem ser absorvidas.

A articulação realista dos sprints, priorizando as características do produto.

O uso adequado dos recursos financeiros, tecnológicos, pessoais, editoriais, comerciais.

A capacidade da equipe de se adaptar a mudanças (o projeto de um pode estar relacionado a mudanças estruturais na organização, ou implicar em mudanças que muitos stakeholders não consideram ao começá-lo).

A motivação da cultura interna para a colaboração, a inovação e para a tomada de decisões, baseada em perfis heterogêneos e multidisciplinares das pessoas.

De acordo com o escopo e a amplitude do projeto, pode ser ou não necessária a aplicação de todas as metodologias ou ferramentas especializadas para a gestão. É importante avaliar este fator antes de se começar a mobilizar os esforços para o planejamento. Esta avaliação começa na abertura do projeto.

O projeto de um site ou de canal digital pode se dividir em várias etapas e mesmo em sub-projetos, que às vezes não têm relação direta com o produto final.

Pode ser necessário redesenhar os processos de publicação de conteúdo, modelar a cadeia de logística integrada de produtos à venda, ou implementar um programa de gestão do conhecimento, ou planejar a atualização e a manutenção tecnológica do canal online, treinar a equipe para manter contato direto com o público e fazer o monitoramento permanente da receptividade de um aplicativo. Cada um destes processos pode constituir em si um projeto, ou subprojeto.

Projetos de mídias digitais se distinguem dos de produtos analógicos porque seu final nem sempre fica muito claro, pois são veículos com aperfeiçoamento dinâmico. Há sempre novas funcionalidades a implementar e a aperfeiçoar, novos canais a integrar, adaptações a novos conteúdos e formatos. O projeto se desdobra constantemente em novas etapas enovos projetos, para atender a demandas da área de atuação e da organização que o publica.

O suporte técnico, as mudanças do ambiente de negócios e a participação dos usuários finais mantêm o produto em contínuo desenvolvimento.

(Atualizado em 23.12.2015)