As perguntas abaixo incluem assuntos a abordar durante uma conversa com stakeholders para a criação de projetos de mídias digitais. Devem ser selecionadas de acordo com a pertinência em relação ao projeto e ao contexto de realização.

1. O negócio/ atividade

1.1 Que problemas que você quer resolver com esse projeto?

1.2 Quem são os principais competidores e outras organizações atuantes na mesma área? Que produtos oferecem? São bem sucedidos?

1.3 Qual o espaço da organização para competir nesta área?

1.4 Quais são as forças, oportunidades, fraquezas, ameaças de seu negócio?

1.5 Que vantagens comerciais o novo produto vai trazer? (Quantificar)

1.6 O produto pode ficar sujeito a questões legais e regulatórias?

2. O produto

2.1 Como você vê o produto final?

2.2 Marketing

O produto estará diretamente ligado à marca institucional? Que elementos e valores da marca devem ser usados/valorizados?

Descreva o relacionamento do produto com o público.

O produto pode ter afinidade (visual, conceitual) com outros produtos da organização? E com pontos de contato desses produtos com o público?

2.3 Como são outros produtos da mesma área existentes na organização?

Quais funcionam bem e quais não funcionam? Por quê?

Quais são as limitações e o que precisa ser mudado?

Como espera que o produto se sobressaia entre eles?

2.4 Cite sites ou aplicativos que você gosta e não gosta. Por quê?

2.5 Como você pensa a estrutura de conteúdo do produto? Que elementos precisam estar presentes?

2.6 O conteúdo (textos, imagens, vídeos, áudios) vai ser produzido para o produto? Se for, quem será o responsável pela produção e aprovação? Você dispõe de um editor, redator ou revisor?

2.7 Com que frequência será atualizado?

2.8 Que tecnologias/funcionalidades o produto usará/terá?

2.9 Quais os requisitos necessários ao produto para funcionar da maneira esperada?

2.10 Deve-se implementar todos esses requisitos ou alguns devem ser priorizados?

2.11 Como será possível avaliar o produto (atribuição de valor)? Você poderia fazer uma listados atributos e priorizar os mais importantes?

3. Os usuários

3.1 Qual é público (principal e secundário) a quem o produto se dirige.

Sugira adjetivos que descrevam como este produto em projeto deve ser percebido pelos clientes (conservado, progressivo, amigável, formal, casual, sério, expert, engraçado, orientada a serviços, confiável)

3.2 Quais as principais tarefas que o usuário vai realizar no site/aplicativo?

3.3 Em que contextos vão usar o produto?

3.4 Que objetivos vai alcançar com o produto?

3.5 Que aspectos do produto os usuários vão valorizar mais?

3.6 Será preciso medidas especiais para aumentar a acessibilidade para cegos e pessoas com deficiência?

4. O projeto

4.1 Quem são os principais stakeholders do projeto?

4.2 Quem são os principais contatos? Qual a melhor maneira de fazer os contatos?

4.3 Quem aprova os produtos do projeto e acompanha o dia-a-dia, fornece informações, arquivos?

4.4 Como você prefere que o projeto seja realizado, de maneira participativa com sua equipe ou quer receber prontos os produtos das principais etapas?

4.5 Você quer se manter atualizado sobre o andamento do projeto?

4.6 O que é mais necessário para você neste momento, qualidade ou velocidade?

4.7 Para realizar o projeto, vou precisar de acesso às seguintes ferramentas, recursos e informações (enumerar). Há algum problema em relação a isto?

4.8 Qual o tempo previsto para o projeto? O site será lançado em algum evento especial?

4.9 Será preciso configurar o ambiente de hospedagem ou registrar domínios? Em caso destes estarem disponíveis, você tem as informações de acesso?

4.10 Será preciso treinar a equipe interna para realizar algum processo de rotina? Neste caso, será preciso produzir algum manual ou especificação?

Estes aspectos serão detalhados mais adiante no projeto.

(Atualizado em 17.1.2017)