As perguntas abaixo abordam assuntos que podem ser vistos durante uma conversa com stakeholders para a criação de projetos de mídias digitais. Podem ser selecionadas de acordo com a pertinência em relação ao projeto e ao contexto de realização.
1. O negócio/ atividade
1.1 Em linhas gerais, fale um pouco sobre sua empresa, como surgiu, como vem sendo administrada, resultados, quem são os criadores.
1.2 Quais são os principais objetivos que vocês querem alcançar com esse projeto?
1.3 Que melhorias na empresa e para os clientes este projeto vai trazer? Qualitativo e quantitativo
1.4 Quem são seus principais clientes? Pessoas físicas? Pessoas jurídicas? Poderia descrevê-los em linhas gerais?
1.5 Como os clientes entram em contato com seus produtos?
1.6 Quem são os principais competidores e outras organizações atuantes na sua área? Oferecem os mesmos produtos que vocês? Estãobem sucedidos?
1.7 Como vocês se posicionam em relação a outras empresas com a mesma atividade?
1.8 Que diferenciais seus produtos oferecem para os clientes?
1.9 Há espaço para crescer neste mercado?
1.10 Há aspectos da concorrência que ameaçam seu posicionamento?
1.11 Vocês costumam usar ferramentas digitais no dia a dia? Que ferramentas utilizam?
2. O produto
2.1 Como você vê o resultado deste projeto (visão)? (Como está o atendimento ao seu cliente nessa visão?)
2.2. E como está o resultado do projeto em relação à sua visão geral para a empresa nos próximos anos?
2.3 Marketing
■ O resultado do projeto estará diretamente associado à marca institucional? Que elementos e valores da marca devem ser usados/valorizados?
■ Os produtos digitais devem ter afinidade (visual, conceitual) com produtos analógicos da organização? E com pontos de contato desses produtos com o público? Isto já acontece?
2.4 Há outros produtos digitais da mesma natureza existentes na organização? Sites, perfis em redes sociais, aplicativos?
2.5 Cite sites ou aplicativos de diversas áreas que você gosta e não gosta. Por quê gosta ou não gosta desses exemplos?
2.6 Como você pensa o conteúdo do produto digital da sua empresa? Que elementos precisam estar presentes?
2.7 O conteúdo (textos, imagens, vídeos, áudios) vai ser produzido para o produto? Se for, quem será o responsável pela produção e aprovação? Há um editor, redator ou revisor?
2.8 Com que frequência será atualizado?
2.9 Que tecnologias/funcionalidades você acha importante produto usar/ter?
2.10 Se for realizar vendas:
■ Que meios de pagamento vai oferecer?
■ Como se destaca de outros sites de compras? Lembra de casos interessantes?
■ Algumas características dos produtos ou do público demandam algum recurso especial?
2.11 O que seus produtos precisa para atender com qualidade seus clientes?
2.12 Deve-se implementar esses recursos ou alguns devem ser priorizados?
2.13 Como serão medidos os resultados dos canais digitais? Poderia fazer uma lista dos atributos e priorizar os mais importantes?
3. Os usuários
3.1 Qual são os públicos a quem seu produto se dirige?
3.2 Quais as principais ações que os usuários vão realizar no site/aplicativo?
3.3 Em que situações as pessoas vão usar o produto? Quais são seus objetivos?
3.5 Que aspectos do produto digital o usuário vai valorizar mais?
3.6 Você tem um cadastro de clientes (CRM)? Incluindo e-mail?
3.7 Costuma enviar mala direta para seus clientes? Como você se comunica com eles?
3.8 Você tem estatísticas de acesso, de uso ou de compras online já existente?
3.9 A empresa tem presença em redes sociais, como Facebook, Twitter, Instagram, LinkedIn? Tem dados qualitativos e quantitativos sobre estes acessos?
3.10 Com que frequência atualiza o conteúdo nas redes sociais (quem faz)? Qual o tamanho da audiência nesses canais?
3.11 Há verbas e ações de publicidade digital?
3.12 Será preciso criar medidas para aumentar a acessibilidade para cegos e pessoas com deficiência?
4. O projeto
4.1 Quem são os principais stakeholders do projeto?
4.2 Quem são os contatos? Qual a melhor maneira de fazer os contatos? Podemos usar ferramentas de videoconferência?
4.3 Quem aprova os produtos do projeto e acompanha o dia-a-dia, fornece informações, arquivos?
4.4 A equipe tem experiência com produtos digitais?
4.5 Você prefere que o projeto seja realizado de maneira participativa com sua equipe ou quer receber prontos os produtos das etapas?
4.6 Como você quer ser atualizado sobre o andamento do projeto? Quer desenvolver o projeto em parceria?
4.7 O que é mais necessário para você neste momento, qualidade ou velocidade?
4.8 Para realizar o projeto, vamos precisar de acesso às seguintes ferramentas, recursos e informações (como estatísticas de acesso, dados de compras online, mensagens trocadas com clientes da equipe de atendimento e suporte, cadastros de clientes). Há algum problema em relação a isto?
4.9 Em quanto tempo espera para que o projeto fique pronto? O produto será lançado em algum evento especial?
4.10 Será preciso configurar o ambiente de hospedagem ou registrar domínios? Em caso destes estarem disponíveis, você tem as informações de acesso?
4.11 Há alguém encarregado de suporte de TI na empresa?
4.12 Será preciso treinar a equipe para algum processo de rotina, como avaliação dos resultados? Neste caso, será preciso produzir algum manual ou especificação?
Estes aspectos serão detalhados mais adiante no projeto.
(Atualizado em 17.1.2020)