As perguntas abaixo incluem assuntos a abordar durante uma conversa com stakeholders para a criação de projetos de mídias digitais. Devem ser selecionadas de acordo com a pertinência em relação ao projeto e ao contexto de realização.

1. O negócio/ atividade

1.1 Que problemas que você quer resolver com esse projeto? 1.2 Quem são os principais competidores e outras organizações atuantes na mesma área? Que produtos oferecem? São bem sucedidos? 1.3 Qual o espaço da organização para competir nesta área? 1.4 Quais são as forças, oportunidades, fraquezas, ameaças de seu negócio? 1.5 Que vantagens comerciais o novo produto vai trazer? (Quantificar) 1.6 O produto pode ficar sujeito a questões legais e regulatórias?

2. O produto

2.1 Como você vê o produto final? 2.2 Marketing

O produto estará diretamente ligado à marca institucional? Que elementos e valores da marca devem ser usados/valorizados?

Descreva o relacionamento do produto com o público.

O produto pode ter afinidade (visual, conceitual) com outros produtos da organização? E com pontos de contato desses produtos com o público?

2.3 Como são outros produtos da mesma área existentes na organização?

Quais funcionam bem e quais não funcionam? Por quê?

Quais são as limitações e o que precisa ser mudado?

Como espera que o produto se sobressaia entre eles?

2.4 Cite sites ou aplicativos que você gosta e não gosta. Por quê? 2.5 Como você pensa a estrutura de conteúdo do produto? Que elementos precisam estar presentes? 2.6 O conteúdo (textos, imagens, vídeos, áudios) vai ser produzido para o produto? Se for, quem será o responsável pela produção e aprovação? Você dispõe de um editor, redator ou revisor? 2.7 Com que frequência será atualizado? 2.8 Que tecnologias/funcionalidades o produto usará/terá? 2.9 Quais os requisitos necessários ao produto para funcionar da maneira esperada? 2.10 Deve-se implementar todos esses requisitos ou alguns devem ser priorizados? 2.11 Como será possível avaliar o produto (atribuição de valor)? Você poderia fazer uma listados atributos e priorizar os mais importantes?

3. Os usuários

3.1 Qual é público (principal e secundário) a quem o produto se dirige.

Sugira adjetivos que descrevam como este produto em projeto deve ser percebido pelos clientes (conservado, progressivo, amigável, formal, casual, sério, expert, engraçado, orientada a serviços, confiável)

3.2 Quais as principais tarefas que o usuário vai realizar no site/aplicativo? 3.3 Em que contextos vão usar o produto? 3.4 Que objetivos vai alcançar com o produto? 3.5 Que aspectos do produto os usuários vão valorizar mais? 3.6 Será preciso medidas especiais para aumentar a acessibilidade para cegos e pessoas com deficiência? 4. O projeto 4.1 Quem são os principais stakeholders do projeto? 4.2 Quem são os principais contatos? Qual a melhor maneira de fazer os contatos? 4.3 Quem aprova os produtos do projeto e acompanha o dia-a-dia, fornece informações, arquivos? 4.4 Como você prefere que o projeto seja realizado, de maneira participativa com sua equipe ou quer receber prontos os produtos das principais etapas? 4.5 Você quer se manter atualizado sobre o andamento do projeto? 4.6 O que é mais necessário para você neste momento, qualidade ou velocidade? 4.7 Para realizar o projeto, vou precisar de acesso às seguintes ferramentas, recursos e informações (enumerar). Há algum problema em relação a isto? 4.8 Qual o tempo previsto para o projeto? O site será lançado em algum evento especial? 4.9 Será preciso configurar o ambiente de hospedagem ou registrar domínios? Em caso destes estarem disponíveis, você tem as informações de acesso? 4.10 Será preciso treinar a equipe interna para realizar algum processo de rotina? Neste caso, será preciso produzir algum manual ou especificação? Estes aspectos serão detalhados mais adiante no projeto. (Atualizado em 17.1.2017)

Referências

What really matters: focusing on top tasks, Gerry MvGovern (User Interface Engeneering, acesso em 26.1.2016) Design questions, Andy Rutledge (Andy Rutledge, acesso em 14.6.2012) The principles of beautiful web design article, Jason Beaird (Sitepoint, acesso em 14.6.2012) Beyond “I hate green:” Managing productive visual design reviews, Kim Cullen (Adaptive Path, acesso em 14.6.2012) Master the metaphor, George Felton (How, acesso em 14.6.2012) Exemplo de questionário – link para arquivo .doc (Clearleft, acesso em 2.6.2012) Stakeholder interview “frontloading” (Good Kick Off Meetings, acesso em 22.8.2010) Interviewing users (Alertbox, acesso em 26.7.2010)