Atividades relacionadas à avaliação de recursos para projetos de produtos digitais:

Examinar detalhadamente o escopo do projeto e sua abrangência, com a consulta da equipe de projeto, patrocinadores, clientes, especialistas. Nunca é demais fazer perguntas ao cliente sobre os recursos necessários.

A partir daí, estimar os recursos:

Políticos – Apoio de diretorias e gerências, comprometimento de pessoas (para dividir as responsabilidades), parcerias com fornecedores e prestadores de serviços

Financeiros – Exame do orçamento e da estimativa do número de horas para realização dos pacotes de trabalho, a partir dos quais é possível avaliar os investimentos necessários.

Para simplificar a elaboração do orçamento e o cálculo do retorno sobre o investimento, os patrocinadores do projeto gostam de ter valores precisos. Mas é comum os gestores de projetos contarem com uma margem de erro em torno de 30% sobre o valor original.

Se, por outro lado, os patrocinadores pedem a redução do orçamento, é importante redimensionar também os recursos mobilizados e deixar claras as consequências da redução (como a limitação de funcionalidades ou da equipe de desenvolvimento, ou aumento dos prazos das etapas).

De tempo – de modo geral, a estimativa de duração de um projeto está associada a seu custo. Um cronograma adaptado aos objetivos, aos recursos e aos processos de cada etapa. Como os recursos financeiros, a previsão de prazos deve contemplar um pouco a mais do que o estimado.

Tecnológicos – investimentos necessários em aplicativos, bancos de dados, uso de tecnologias móveis, produção de backups, equipamentos, sistemas (gerenciamento de conteúdo, atendimento ao cliente, análise de estatísticas de acesso), programação de funcionalidades, segurança.

De pessoas – necessidade de desenvolvimento de colaboradores para atualização, atendimento do público, monitoramento de acessos, preparo de gestores para lidar com mudanças culturais, contratação de mão-de-obra terceirizada (para reduzir os custos fixos ou trazer habilidades e tecnologias não-disponíveis, por exemplo).

Editoriais – criação de conteúdo em diversos formatos (vídeos, animações, 3D, fotos, textos), contratação de redatores e editores, envolvimento de equipes de venda e atendimento do público.

Para a gestão dos riscos do projeto.

Verificar os requisitos para o desenvolvimento de soluções em circunstâncias especiais, como prazos e verbas muito apertados, controles de qualidade especialmente rigorosos.

(Atualizado em 3.2.2012)

 

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