Ferramentas como o Google valorizam muito um site no ranking dos resultados das buscas quando esse é recomendado por outros sites, por links, especialmente quando são sites de boa reputação. Os buscadores consideram que esta é uma evidência de que o veículo é bem aceito pelo público. Para verificar os links direcionados a um site, procura-se no Google por “link:www.dominiodosite.com”.

Algumas medidas ajudam a aumentar as chances de links externos favorecerem o ranking de um site nos resultados das buscas:

Atender às demandas dos leitores, com texto claro (texto âncora, ou anchor text) diretamente relacionado ao conteúdo a ser encontrado. Links precisam ser relevantes para criar relacionamentos entre a página de partida e a de chegada e estar relacionados ao conteúdo de ambas.

Preparar as páginas de chegada, landing pages, para favorecer as conversões dos acessos em compras, visitas a novas páginas, cadastros de usuários, metas que variam de acordo com os objetivos do site.

Publicar posts relevantes em blogs populares e outras mídias sociais com o endereço do site.

Participar de sites de comunidades e mídias sociais, como Twitter, Facebook, ou Flickr, digg, del.icio.us, com perfis que positivem a imagem do editor.

Publicar links em sites respeitados e de alta credibilidade, fator que, para o Google, tem mais relevância que o número de links que apontam para o site. Sites como o Seomoz ajudam a avaliar a importância dos links para a reputação de websites.

Publicar links em lugares relevantes, acima da dobra, barras laterais. Também a localização do link na estrutura do site valoriza o site para o qual aponta. Um link na home page do site do W3C tem mais qualidade que um link em um blog de baixa audiência.

Promover a publicação da URL em sites de parceiros, contatos, clientes, assinantes, comunidades e Twitter, redes sociais online, blogs ou pelo boca-a-boca de colegas profissionais, amigos e parentes. Pode-se usar para isto emails adequadamente formatados.

O USAToday por exemplo, tinha, em dezembro de 2009, 35% dos seus links de referência (referrals) em mídias sociais e apenas 6% com origem no Google. Na People Magazine a proporção era de 23% para mídias sociais e 11% para o Google. E na CNN a mesma relação era de 11% para mídias sociais e 9% para o Google. (1)

No entanto, quando a mesma URL é publicada em redes sociais como o Twitter, muitas vezes em um curto período de tempo, o Google detecta a possibilidade de fraude e filtra a origem dos spams. (2)

Divulgar o site pessoalmente, para colegas e profissionais da mesma área, virtuais e não virtuais.

Publicar títulos e manchetes que façam sentido nas páginas de resultado das buscas, fora do contexto do site, de modo que o público tenha interesse em ler os textos.

Outras medidas para a indexação de links

Preparar a URL da página com palavras relacionadas ao conteúdo, para que os buscadores associem os assuntos ao endereço. Na construção das URLs,

Manter os caracteres em minúsculas.

Usar hífens, em vez de travessão, para separar as palavras. Não usar espaços em branco ou caracteres especiais (como acento, til, cedilha).

Usar redirecionamento (301) de novas URLs para antigas.

Caso necessário apagar páginas, procurar redirecionar a URL para uma URL ativa.

Criar links cruzados com o conteúdo interno, para informar aos buscadores as páginas mais valorizadas.

Criar subdomínios. Uma empresa com o domínio www.nomedaempresa.com.br pode criar domínios como www.nomedoproduto.nomedaempresa.com.br que possam competir com o site da empresa principal e também apareçam nas páginas de resultados. Os buscadores reconhecem a subordinação entre os sites, e também consideram sua independência, o que valoriza a marca.

A Walmart criou o subdomínio mp3.walmart.com para vender músicas, que, pela quantidade de conteúdo, tem sua autonomia reconhecida pelo público.

  Consultar sites como MajesticSEO, que provêm dados sobre os links que apontam para cada página de um site, para avaliar as páginas melhor posicionadas.

  Aplicar estilo bold nos links mais relevantes. As ferramentas de busca costumam priorizar os links destacados.

Para a indexação pelos buscadores, evitar

Grande quantidade de links publicados ao mesmo tempo, pois o crescimento acelerado e o número excessivo indica uma conduta não orgânica. O ranking privilegiado nas páginas de resultados pode ser rápido, mas tende a não durar muito tempo.

Endereços de páginas que redirecionem o usuário para páginas que não tenham relação direta com o assunto procurado.

Páginas com muitos links não relacionados ao assunto do site.

Textos e links invisíveis ou escondidos, percebidos apenas pelas aranhas dos buscadores, sem função informativa para o público.

Uso de linguagem chula descontextualizada ou muito carregada de gírias.

(Atualizado em 27.4.2014)

Referências

How to identify a link profile susceptible to Google Penguin, Jeff Slipko (Search Engine Watch, acesso em 22.6.2012)

Web developer basics: Link relations In HTML5 – dicas de código para criar links entre arquivos (internet.com, acesso em 1.1.2011)

2) Is spamming Twitter good Google SEO?, Sarah Perez (ReadWriteWeb, acesso em 4.8.2010)

1) Search and rescue: How to become findable and shareable in social media, Brian Solis (SearchEngineWatch, acesso em 7.4.2010)

Ferramentas para verificar links para sites

Open Site Explorer – ferramenta para a pesquisa de links e construção de perfis

Link Research Tools – ferramenta para a pesquisa de links e construção de perfis

MajesticSEO (acesso em 3.7.2010)

Moz

Seomoz – ferramentas, guias e dicas sobre SEO (acesso em 1.2.2009)

Similaeweb

Raventools

 

Termos utilizados

Relevância – Seleção de informações úteis, pertinentes para uma necessidade de informação. Um documento é relevante se contribui para satisfazer a necessidade de informação de um determinado usuário. É um termo bastante aplicado nas buscas online, que procuram situar os resultados mais relevantes no alto das listas de resultados.