Projetos costumam ser divididos em várias etapas para facilitar seu entendimento e sua gestão e ligá-los a outras operações institucionais. No conjunto, as fases de um projeto são conhecidas como seu ciclo de vida. Projetos de produtos digitais têm ciclos de vida estendidos à sua atualização e manutenção, podem não ter duração definida.

A divisão em etapas do ciclo de vida de um projeto ajuda a estabelecer metas cumulativas e a facilitar a coordenação de pessoas e processos.
Em linhas gerais, o ciclo de vida essencial de um projeto inclui:

Iniciação

Identificação das necessidades dos usuários
Definição dos objetivos para atender as necessidades dos usuários
Estudos de viabilidade
Busca de alternativas
Identificação de restrições, premissas e riscos
Autorização ou formalização da realização
Designação dos papéis dos integrantes da equipe

Planejamento

Definição do escopo
Refinamento dos objetivos
Sequenciamento de atividades ou previsão de sprints, com previsão inicial de duração
Negociações políticas de apoio e patrocínio
Programação das competências necessárias e de recursos operacionais e financeiros
Formalização dos processos de comunicação
Formalização de um plano de projeto

Execução

Realização das atividades planejadas nos sprints
Treinamento de pessoal operacional
Adquirir serviços e produtos necessários
Acompanhamento das atividades
Verificação da eficiência da comunicação
Adaptação das revisões iniciais ao desenvolvimento
Entrega de produtos intermediários
Verificação da qualidade do produto
Aprovação/lançamento do resultado/produto final

Controle

Acompanhamento paralelo das etapas para garantir que os objetivos sejam alcançados

Final

Entrega do resultado/produto final
Encerramento ou preparo da continuidade das atividades
Avaliação dos resultados
Reestrutação da equipe, se necessário
Preparo do material de trabalho para reutilização e consulta

Os produtos de cada sprint são normalmente aprovados antes do início da próxima, mas em alguns casos, com risco avaliado, o sprint seguinte pode começar antes do final do anterior em práticas como “caminho acelerado” ou ” fast tracking”.
Normalmente os resultados de cada sprint são revisados para confirmar a continuidade para o próximo e para verificar o uso adequado dos recursos.
Os processos de cada sprint costumam indicar o nome dos produtos das suas atividades, como “Discussão do escopo”, “Projeto de layout”, “Arquitetura da informação”, por exemplo.
Os resultados de cada sprint integram uma rede lógica sequencial construída para assegurar a correta definição do produto final.
Neste site, acompanhamos com mais detalhamento as etapas de projetos de produtos digitais. (Atualizado em 8.12.20017)