Agrupamentos temáticos ou funcionais de links, as barras de navegação ficam localizadas nas páginas web de acordo com as prioridades dos usuários e de acordo com as necessidades editoriais. Podem ser publicadas em formato de imagem ou texto, normalmente no alto, à esquerda, ou na base das páginas.
As barras de navegação podem ficar também escondidas, quando são muito longas e atendem a demandas sobre informações mais específicas, ou quando a experiência inicial do usuário é importante para que compreenda os objetivos do site (como no exemplo abaixo, em que a barra lateral só aparece quando se clica no menu “hamburguer”, com as informações sobre como o site funciona). Barra de navegação com itens ocultos Barra de navegação com itens aparentes Nestas páginas, outras barras de navegação, subordinadas às principais, costumam ser acrescentadas – cada nível não deve apontar para mais que três ou quatro níveis de informações, para que o usuário não perca o sentido de localização na estrutura geral. Alguns elementos de navegação pelo site, como Ferramenta de busca, Mapa do site, Contato, Glossário, Suporte ao usuário, campo de Login e Logout, carrinho de compras, devem estar presentes em todas as páginas, no alto e/ou na base da página
Barras de navegação
Na página acima, a barra de navegação principal fica localizada à esquerda, mas em cada chamada (para exposições, visitas, ou exploração do museu), vemos uma espécie de barra de navegação secundária, com itens circundados por fio (“All exhibitions”, “Adress”, “Tickets”), que discretamente apresenta desdobramentos de cada item, sem escondê-los em submenus. Acesso em 22.3.13
Podem variar nas páginas internas do site de acordo com a organização do conteúdo em cada camada. Nestas páginas, outras barras de navegação, subordinadas às principais, costumam ser acrescentadas – cada nível não deve apontar para mais que três ou quatro níveis de informações, de modo a que o usuário não perca o sentido de localização dentro da estrutura geral. Alguns elementos de navegação pelo site, como Ferramenta de busca, Mapa do site, Contato, Glossário, Suporte ao usuário, campo de Login e Logout, carrinho de compras, devem estar presentes em todas as páginas, no alto e/ou na base da página.
Barras de navegação podem variar nas páginas internas de acordo com a organização do conteúdo em cada camada
Na página acima, a barra de navegação principal, à esquerda da página, contém as informações relativas ao acervo do museu e às suas atividades. Uma barra de navegação secundária, no pé da página, tem informações de suporte e serviços online ao usuário (embora o item “Boutique” esteja presente também na barra principal).
(Atualizado em 22.4.2015)  

Referências

Determine the best elements for website navigation (TechRepublic) Right-justified navigation menus impede scannability (Alertbox, acesso em 28.4.2008)

Glossário

Hick’s law (lei de Hick) – ou lei de Hick-Hyman, define que o tempo que os usuários levam para tomar decisões é determinado pelo número de escolhas possíveis disponíveis. Este tempo é afetado também pelo grau de familiaridade dos usuários com os itens e seu formato (cor, tamanho, mídia, etc.). É considerada para a elaboração de menus e barras de navegação. (fonte: Dan Saffer, Designing for interaction – creating innovative aplications and devices)