A busca online de informações é feita com uso de ferramentas especializadas (localizadas em cada site ou na web em geral) ou por meio do simples deslocamento do usuário entre links e páginas.

A busca com uso de ferramentas é preferida quando

O usuário sabe com relativa precisão o que está procurando e algumas características das informações, para que a digitação de palavras-chave permite chegar à informação procurada.

O usuário precisa coletar gradualmente conjuntos de referências obtidas através dos sucessivos resultados. Os endereços obtidos em diversas buscas são tão importantes quanto a informação procurada.

O usuário precisa aumentar a precisão da busca através dos sucessivos resultados. Cada resultado fica mais próximo do resultado final esperado.

A busca no deslocamento por sites e páginas é preferida quando

O usuário tem uma visão menos precisa do que procura e não tem certeza de que pode usar as referências que dispõe na ferramenta de busca.

A bagagem cognitiva (o que o usuário precisa saber) é insuficiente para a busca direta.

O sistema ou interface estimula o deslocamento entre páginas (pela quantidade de informações dos menus, menus com atalhos, seleção de links relacionados ao assunto de cada página, qualidade do design e eficiência dos rótulos).

A busca realizada por meio do deslocamento demanda mais tempo, concentração e habilidades de percepção do usuário do que a busca pela ferramenta, que precisa selecionar entre diversas opções e gerir estas seleções para aproveitá-las posteriormente.

Estudo da Microsoft (PDF, 13 páginas) aponta que os usuários que realizam buscas para localizar informações preferem resultados com textos mais extensos. Apesar de precisarem usar as barras de rolagem e passar mais tempo lendo os textos, selecionam menos itens para encontrar as informações que procuram.

Já os usuários que usam as ferramentas de busca para navegar para locais que já conhecem, os textos longos são um um empecilho, pois dificultam o deslocamento rápido entre os links.

De acordo com as tarefas que os usuários realizam em um website, ou de acordo com seus padrões de comportamento, os resultados devem ser mais ou menos explicativos. Em todos os casos, os links de cada resultado devem ficar localizados logo abaixo dos títulos, para serem encontrados mais facilmente.

O comportamento de busca de informações dos usuários precisa ser compreendido pela equipe de projeto de um site para que as suas necessidades de ferramental para a localização de informações sejam atendidas.

Muitas vezes o usuário começa a busca pela ferramenta com um objetivo amplo, vai refinando aos poucos sua estratégia e seus requisitos, e acaba se concentrando em um assunto específico.

Em outros casos, a busca começa objetiva e vai sugerindo novos assuntos ao usuário, que pode encerrar o processo com novos objetivos.

As ferramentas de busca são feitas para serem amplamente utilizadas, mas seu uso excessivo pelos usuários de um site pode ser sintoma de que as soluções de navegação e/ou a estrutura de informações são insatisfatórias.

É necessário acompanhar o uso destas ferramentas na navegação interna e na localização de informações nos websites e, a partir da observação do comportamento dos usuários, aperfeiçoar continuamente a arquitetura da informação, dos textos dos rótulos e a funcionalidade dos menus.

(Atualizado em 28.1.2006)

Referências

1) Livro: Organizing knowledge – an introduction to managing acess to information, de Jennifer Rowley e John Farrow. Burlington: Ashgate Publishing Limited, 2000