No alto da tela, o título identifica o assunto da página. É o texto registrado por default nos favoritos dos browsers, um lembrete útil sobre o conteúdo da página para os usuários dos programas e é considerado pelas ferramentas de busca para identificar os endereços nas páginas de resultados.

É uma informação que merece atenção especial, pois algumas ferramentas de busca mostram o título da página na lista de resultados, associada à sua URL.

Para ajudar a indexação dos sites de busca e o rastreamento da navegação pelo usuário, cada página deve ter um título específico, que explique o conteúdo da tela e faça sentido fora do contexto do site. Se o usuário lê o título no resultado de uma ferramenta de busca, deve poder entendê-lo para que possa selecioná-lo.

Repetindo: cada página de um site deve ter um título diferente, para identificar seu conteúdo e sua especificidade.

Muitos sistemas de gerenciamento de conteúdo dificultam a diferenciação dos títulos, e consequentemente a identificação do assunto das páginas, na medida em que uniformizam os títulos do site todo, às vezes inserindo apenas o nome da organização que o publica.

É importante deixar claro, para as pessoas/ empresas que adaptam o sistema de gerenciamento de conteúdo para as condições específicas da organização, a necessidade dos títulos das páginas correspoderem ao título do conteúdo. Isto não é normalmente um problema técnico muito difícil de resolver, e depende mais das orientações editoriais do que dos recursos do programa.

A incidência de títulos uniformes acontece também com frequência porque os próprios projetistas não prestam muita atenção a eles. Mas a diferenciação dos títulos de cada página, identificando com objetividade o conteúdo, traz grandes vantagens não só para a organização que publica o site como para os seus leitores.

Os títulos ou cabeçalhos das páginas devem corresponder exatamente aos termos utilizados nos links que apontam para essas páginas.