O objetivo deste site é desenvolver um trabalho crítico sobre a gestão de projetos de produtos digitais, organizando de maneira concisa as informações registradas a partir do dia-a-dia da nossa prática profissional, de leituras relacionadas, da participação em eventos.

O conteúdo aqui publicado não se propõe a esgotar os assuntos, pelo contrário, procura levantar os aspectos e processos examinados e desenvolvidos durante a realização de cada projeto e explicitá-los de maneira resumida, de modo a que provoquem novas reflexões e se consolidem em novas práticas.

O foco está mais no aspecto gerencial do que no de desenvolvimento técnico. Ou seja, procura tratar menos de código e de programação e mais de experiência do usuário, processos, tendências, avaliações. Eventualmente inserimos algumas linhas de código, mas sua função é estratégica, de compreensão dos conceitos.

O conteúdo foi está organizado em torno das etapas de um projeto de produto digital (Planejamento, Conceituação, Criação de modelos, Produção, Lançamento e Aperfeiçoamento) e informações necessárias à realização dos macro-processos (“Contextos “, “Interface”, “Conteúdo”) .

Este é um modo de organização possível, embora se mostre limitado quando se realcionam a serviços que pertencem a mais de uma categoria, ou quando se pensa que vários assuntos desenvolvidos existem no dia-a-dia. Os textos foram criados para publicação neste veículo e são organizados como anotações sempre em atualização. Esta fragmentação facilita a edição, evitando que a cada acréscimo os textos sejam rescritos.

Para relativizar as opiniões e observações publicadas nas seções denominadas “ações”, presentes em diversas áreas, a redação dos textos deixa claro que não são regras, mas considerações de acordo com as particularidades de cada projeto, ou de acordo com o método de gestão de projetos adotado.

Em cada tela, a data de atualização do texto, no final dos textos, contextualiza temporalmente cada um. As atualizações são feitas com frequência e eventualmente um texto lido ontem pode ter sido alterado hoje. Por isto, caso seja preciso citar este site como fonte, registre o nome, URL da página e também a data da atualização.

Uso de anglicismos – Termos comumente aplicados em inglês, como “site”, “link”, “web”, foram mantidos nesta língua pelo seu amplo uso nos meios especializados no Brasil.

O termos técnicos estão em inglês sem utilização de aspas ou itálico, devido à frequência da sua incidência e porque são termos de trabalho de fácil compreensão pelo público especializado. Quando os termos têm aplicações restritas a uma área de atividade mais restrita, a sua descrição é registrada no Glossário.

É permitida a reprodução do conteúdo publicado neste site apenas para fins não comerciais, desde que citada a fonte. Não é permitida a sua reprodução para fins comerciais. Caso seja necessário fazer citações de fonte, devem incluir que os textos deste site foram criados por Claudia Duarte.

Mantemos um trabalho aberto, críticas, acréscimos, lembretes são sempre bem-vindos. A autoria é registrada quando a sugestão é acrescentada ao conteúdo, com o devido link para o site do autor, se disponível ou autorizado.

Esperamos que estas informações sejam úteis também para outros projetistas que lidam com o dia-a-dia da elaboração de produtos digitais e que possamos aperfeiçoá-las com a nossa prática cotidiana.

Claudia Duarte

Agradecemos a Rodrigo Rocha pelas sugestões de correções e atualizações deste texto.