Os preços dos produtos costumam ser regulados pelas atribuições de valor dos compradores, que são bastante heterogêneas. Ofertas diversificadas e informações (baseadas em conhecimento) aumentam os atributos de valor.

Muitos fatores combinados afetam a experiência do usuário e influenciam a valoração dos produtos e serviços oferecidos online. Entre os atributos de valor em atividades de comércio via internet estão

Site íntegro, sem defeitos técnicos, carregação rápida das páginas e respostas automáticas de formulários adequadas e precisas.

Atalhos que facilitam a navegação.

Bom mecanismo de busca.

Facilidade de encontrar o que se procura.

  Controle sobre a pesquisa de produtos/serviços.

Facilidade de comparação de preços com outros sites.

Tradição de bons preços.

Presença e imagem offline da marca.

Venda de produtos de marcas conhecidas.

Informações claras e confiáveis sobre os produtos.

Boas fotos dos itens à venda.

Várias opções de produtos.

Fácil customização.

Atenção visual direcionada para os itens mais importantes.

Avaliação e depoimento de clientes.

Informações completas sobre as escolhas.

Garantias sobre as compras.

Possibilidade de escolher a forma de pagamento.

Possibilidade de escolher a forma de entrega.

Possibilidade de escolher como devolver os itens.

Possibilidade de escolher como comprar os itens.

Diversas opções de preços de frete antes de efetuar a transação.

Saber o quanto será gasto à medida que as compras são efetuadas.

Site seguro, com demonstrações de cuidado na coleta das informações do cartão de crédito e de compartilhamento de informações.

Faturamento correto.

Pedido correto.

Confirmação do pedido.

Informações sobre a conta corretas.

Disponibilidade do produto pedido no estoque.

Veracidade e confiabilidade das informações fornecidas.

Número de telefone para contatar a empresa.

Serviço online de atendimento ao cliente em tempo real.

Ajuda ou resposta em caso de problema ou consulta.

Informações do status do pedido.

Rapidez da entrega.

Pontualidade da entrega ao cliente final.

A avaliação dos atributos de valor e sua priorização determinam as soluções tecnológicas e sua articulação com o ambiente tecnológico da empresa em geral. (Atualizado em 17.12.2010)

 

Referências

Livro: Delivering happiness: a path to profits, passion and purpose, de Tony Hsieh. NewYork: Business Plus – Hachette Book Group, 2010