Cada cliente, cada projeto e o contexto em que está inserido compõem um universo com cultura e características próprias. A realização de cada projeto demanda a adaptação de metodologias e técnicas à questão que precisa resolver e à demanda que seu produto supre.

Assim, nossa primeira ação é entender como os objetivos do projeto encontram o seu público e planejar a partir daí as ação neste sentido. Em outras palavras, examinamos em profundidade a demanda pelo produto, para criar um canal que a atenda.

A partir deste ponto de partida, avaliamos as tecnologias necessárias, o conteúdo a ser veiculado, sua estrutura e o seu modo de formatação (edição, layout, suporte).

O relacionamento entre objetivos centrados em torno dos usuários e o posicionamento de conteúdo e formatos para atender às suas demandas resumem os macro-processos de cada projeto.

Todos os processos são permeados por nossos objetivos de qualidade, que consolidam o compromisso de:

Prestar um atendimento diferenciado a cada cliente, com rapidez, foco nas demandas, acertividade, cortesia e objetividade.

Lançar o produto 100% dentro dos prazos estabelecidos, de acordo com a metodologia empregada. Em metodologias em cascata, o prazo corresponde ao estimado no início do projeto. Em métodos ágeis, o prazo é estabelecido a partir de cada iteração (sprint).

Apresentar ao cliente e ao usuário final um produto compatível com os indicadores de qualidade estabelecidos de etapa (ciclo) da realização.

Apresentar ao cliente um produto inovador, centrado nas necessidades dos usuários e baseado em suas características conceituais, editoriais, de uso e funcionais.

Apresentar ao cliente um produto comprometido com o uso universal, compatível com usuários de diversos perfis técnicos, condições de acesso e formação heterogênenea.

Aperfeiçoar continuamente a realização de projetos web de mesmo escopo ou escopo compatível, de forma a melhorar sempre os seus produtos.

A realização é compartilhada com o cliente (ou feita em parceria), desde o planejamento, a conceituação ao lançamento do produto, para manter a aderência do processo de criação aos objetivos.

Os processos de aprendizado conjunto resultantes ajudam a estabelecer as métricas para a avaliação do resultado final em relação aos seus objetivos iniciais.

Disponiblizamos os registros de projetos ao longo das diferentes etapas com a explicitação de referências necessárias à realização de projetos futuros. De acordo com a natureza de cada projeto, podemos acompanhar a evolução do produto, de forma a aperfeiçoar continuamente o produto e a estabelecer uma política consistente de acompanhamento da qualidade.

Claudia Duarte