As atividades abaixo estão relacionadas à pesquisa de ambiente de publicação de mídias digitais:
Avaliar os sites semelhantes ou de atividades afins, seu conteúdo, arquitetura da informação e layout, para observar tendências, semelhanças e diferenças, soluções.
Avaliação dos sites semelhantes ou de atividades afins (para avaliar tendências, lideranças, soluções)
A avaliação de jargões comuns em negócios da mesma área de atividade ajuda a não só o entendimento das expectativas do público como das tendências de marketing. Os jargões também podem ser visuais. As telas abaixo foram capturadas em 26/09/05. É curiosa a incidência de imagens sobre fundos negros nestes sites de moda internacional (acesso em 2005).
conceituacao21b conceituacao21b_1 conceituacao21b_2 Para entender a arquitetura de informação de outros sites, pode-se criar planilhas comparativas das principais áreas de informações e dos rótulos dos links. Estas podem ter também um resumo das principais funcionalidades (busca de produtos, mostruário de produtos) dos sites avaliados. A realização de testes de usuários nos sites dos concorrentes ajuda a verificar se as subordinações entre áreas de informação e a percepção dos rótulos dos links é eficiente.
Área de informações Site 1 Site 2
Exemplo de tela (imagem) (imagem)
Barra naveg. principal Produtos Produtos
Promoções Promoções
Comunidades de consumidores
Barra naveg. secundária Contato Contato
Mapa do site (email) Mapa do site (chats em tempo real email, telefone)
Sobre a empresa
Para avaliar o layout dos sites de outras organizações, pode-se comparar lado-a-lado telas capturadas a partir de critérios pré-definidos. E para avaliar as estatísticas de acesso aproximadas dos sites da concorrência, especialmente os sites mais populares, pode-se consultar ferramentas como o compete ou o Quantcast. Avaliar o posicionamento dos competidores no ranking dos principais buscadores, através do uso de palavras-chaves comuns no mesmo segmento de negócios. Para ajudar nesta tarefa, pode-se usar o Google Insights for Search, que permite a comparação de padrões quantitativos de pesquisa em regiões, categorias, períodos e propriedades. Quando os websites da concorrência têm número de visitas superior a 5.000 por dia, pode-se usar o Google Trends para estimar seu número de acessos. Pode-se assim avaliar também o posicionamento dos conorrentes entre si e com um site que está sendo remodelado. Esta ferramenta permite também a avaliação de termos usados nas buscas. Outra ferramenta útil, o SEOmoz Term Target permite verificar se um termo-chave está sendo usado adequadamente em uma URL, para comparação entre concorrentes. Porque o termo X está indo para a página tal e não para a do meu site. Verificar também, em sites como Open Site Explorer o número de backlinks que os principais concorrentes têm para as principais páginas, bem como a popularidade do domínio. Avaliar o ambiente comercial online ou do conteúdo relacionado à mídia digital em projeto, a efetividade da veiculação da marca em peças publicitárias de diversos formatos, notícias e textos sobre estas empresas em blogs, comunidades virtuais e da participação em grupos de discussão. Para sites com muitos acessos, pode-se consultar sites que rastreiam o número de acesso de outros sites, como o compete ou o Quantcast. Observar o negócio offline (fora do ambiente online).

-> Por exemplo, as soluções de uma loja offline que venda os mesmos produtos online eventualmente uma conversa com o vendedor e a simulação da escolha e compra dos produtos.

Registrar pontos positivos e negativos através de relatórios adaptados aos sites analisados, de acordo com os aspectos em questão e compatíveis com recursos disponíveis para a pesquisa. Independentemente da extensão e/ou profundidade, devem constar dos relatórios um sumário executivo, recomendações, gráficos e tabelas comparativos e, se necessário, anexos com informações adicionais (como a descrição de testes, por exemplo). Estes relatórios devem indicar as melhores práticas sobre o design, sobre a estruturação das informações, para ajudar nas decisões do time de projeto.

Outras atividades que ajudam a conhecer o ambientes de negócios do website

Observar o tratamento do assunto do site em outras mídias (impressos, TV, livros). Acompanhar a inserção cultural do assunto em filmes, programas de TV, festas, palestras. Acompanhar o uso da internet no ambiente organizacional em que o site será publicado, para compreender a cultura interna e os modos de relacionamento com o público.
Alguns órgãos de governo no Brasil estabelecem regras para ao uso da internet em seu ambiente interno, como a identificação dos acessos e dos sites acessados como o governo do Estado do Paraná – Decreto n º 4916 – 31/05/2005, acesso em 4.5.2008 (sugestão de André Luiz P. Domarques de Menezes, da http://www.dmd2.com.br).
(Atualizado em 5.7.2010)  

Referências

Step to the tune of your audience – deep demographic profiling (Search Engine Watch, acesso em 6.7.2010) Ferramenta Open Site Explorer (acesso em 7.5.2010)