As iniciativas para tornar mídias digitais compatíveis com requisitos de acessibilidade são sempre bem vistas sob o ponto de vista gerencial na hora da aprovação do projeto. Como refletem as boas intenções do projeto e valorizam sua imagem tanto para o público interno quanto externo, não há motivo para refutá-las – na maioria das vezes.

O problema aparece na hora da atualização cotidiana do site, que não é realizada (na maioria dos casos) pela equipe de projeto ou pela equipe gerencial.

Os editores encarregados da atualização do conteúdo, embora treinados para estruturar os textos de acordo com os princípios da pirâmide invertida e aplicar as marcações de link e imagens, por exemplo, nem sempre priorizam as marcações de acessibilidade adequadamente.

Na verdade, fazer estas marcações representa uma tarefa a mais na edição e na publicação de textos e imagens, o que muitas vezes as deixa “esquecidas” em meio às tarefas diárias.

Como as marcações são invisíveis para grande maioria do público, bem como para a maioria dos gerentes que acompanham o conteúdo publicado, o esquecimento passa despercebido – a não ser por quem realmente precisa delas.

Em função disto, o preparo das equipes para a manutenção dos requisitos de acessibilidade de um site deve ser acompanhado de um trabalho não só junto aos editores como às gerências, sobre a necessidade de incluir o maior número possível de usuários e sobre o papel de cada um para a melhoria da qualidade da experiência de uso.

Este preparo deve obedecer a uma política interna explícita, acompanhada de uma ação enfática de conscientização dos profissionais. Costuma exigir razoável esforço para sua internalização e incorporação aos processos diários.

A informação dos gerentes sobre as dificuldades do dia-a-dia, bem como sobre as necessidades de mudanças culturais necessárias para implementar normas de acessibilidade pode ser fornecida desde o momento da aprovação do projeto.

(Atualizado em 17.3.2015)

 

Referências

Secret benefits of accessibility Part 2: Better search ranking, de Trenton Moss (SitePoint, 19.10.2004)

Innovative design inspired by accessibility, de Wendy Chisholm (Digital Web, 30.3.2005)

Seven accessibility mistakes, de Christian Heilmann (Digital Web, acesso em 5.2.2006)

Web design: web accessibility design guidelines, de Arie Kahn (TechRepublic, 18.12.2003)

Manuais de acessibilidade

BBC Accessibility Standards and Guidelines

BBC Screen Reader Testing Guidelines

BBC Mobile Accessibility Standards and Guidelines

Cartilha de acessibilidade – regras básicas sobre acessibilidade em websites

Manual de acessibilidade para ambientes web (PDF, 23 páginas), do Governo do estado de São Paulo – regras básicas sobre acessibilidade em websites