É difícil estabelecer um número ideal de caracteres por linha, pois cada dispositivo, monitor, browser, sistema operacional e dispositivo interpreta os tamanhos e entreletras de maneira diferente. Por isto, a interface deve permitir que o leitor seja em parte responsável pela configuração com a qual se sinta mais confortável, que possa aumentar ou diminuir a resolução de tela ou o tamanho das letras como melhor lhe convier.

Segundo testes de leitura em monitor realizados com estudantes que fizeram leituras de artigos com linhas de 35, 55, 75, ou 95 caracteres por linha, a medida da coluna de texto influencia a velocidade de leitura: textos com 95 caracteres por linha permitiram uma leitura mais rápida.

Testes sobre a extensão da linha revelam que as mais extensas facilitam a leitura, em detrimento de blocos de textos mais estreitos. Linhas com até 25cm de extensão são fáceis de ler, mas os leitores preferem linhas com comprimento médio, de 10 a 15cm de extensão.

Ilene Strizver aponta que textos médicos e sobre assuntos farmacêuticos, bem como em idioma alemão, que tendem a ter muitas palavras grandes, requerem maior número de caracteres por linha e consequentemente linhas mais extensas, para evitar muitas palavras hifenizadas. Por outro lado, texto para leitores mais jovens devem ter palavras mais curtas, que permitam uma medida mais curta da coluna de texto. (2)

Já Richard Rutter e Steve Marshall afirmam que “larguras de linha entre 45 e 75 caracteres com serifa em tamanho médio de texto são consideradas satisfatórias para uma página com uma única coluna. Um tamanho de linha com 66 caracteres ( letras + espaços) é considerado por muitos como ideal. Para trabalhos com diversas colunas, a média mais adequada fica entre 40 e 50 caracteres”. (3)

Há programas baseados no segmento áureo que calculam a relação entre largura da linha de texto e o tamanho do corpo da fonte (4) No entanto, a largura da linha aparentemente não afeta a facilidade de compreensão dos textos. Testes com usuários mostra que estes não manifestaram preferência especial por linhas mais curtas ou mais longas. (1)

(Atualizado em 27.8.2015)

Referências

4) Golden ration typography calculator (acesso em 4.12.2012)

3) The elements of typographic style applied to the web, Richard Rutter com ajuda de Steve Marshall (acesso em 22.6.2010)

2) TypeTalk: Is there an optimum line length? (CreativePro, acesso em 25.5.2010)

1) Optimal line length: Research supporting how line length affects usability (Web usability.com, acesso em 1.2.2009, não mais disponível)