Embora com estrutura visual e conceitual compatível com o resto do site, a página Principal sinaliza as referências de acesso para todas as outras.

Jakob Nielsen afirma que 40% dos visitantes chegam a um site pelas páginas internas, onde ficam de 25 a 35 segundos. Por isto, a diferenciação da Principal ajuda a orientar os usuários na estrutura de informações.

Mas cada vez mais ferramentas de busca, recursos como Ajax, e de personalização de páginas afastam o usuário das páginas Principais default dos websites.

A Principal ou Inicial ainda é muito procurada por usuários que precisam obter informações gerais sobre uma marca, uma empresa ou determinada área de atividade.

Por isto, ainda é importante manter sua aparência atraente para motivar o leitor interessado no conteúdo a visitar as páginas internas. E nessas páginas destacar o conteúdo mais importante.

A página principal pode ter apenas elementos básicos, como uma foto, que identifiquem o produto em questão. Neste caso, vender bicicletas para trekking.
A página principal pode ter apenas elementos básicos, como uma foto, que identifiquem o produto em questão. Neste caso, vender bicicletas para trekking. A barra de navegação à direita só aparece quando se passa o mouse sobre o link “About”.

Algumas características da página Principal

Identifica claramente a localização do usuário e da atividade/conteúdo mais importante do site e o que este pode oferecer (através de logotipo e/ou símbolo, com breve descrição da marca em local visível; relação direta do layout com a atividade e clareza dos títulos das barras de navegação).

Oferece suporte aos usuários para encontrar o que procuram, com ferramentas de busca, contato visível e fácil de usar, arquitetura da informação clara, atalhos para páginas mais profundas na estrutura.

É atualizada e identifica o conteúdo renovado (como acontece na primeira página de um noticiário).

Marca a localização do usuário em relação às outras páginas e guia seus percursos.

Tem mais área para a navegação e inofrmação geral que para conteúdo, sinalizando o conteúdo mais importante na parte superior.

Informa os assuntos de maneira concisa e direta, para que os leitores não se dispersem entre as informações e deixem de encontrar o que procuram.

Pesquisa global sobre os hábitos de usuários de programas leitores de tela por pessoas com deficiência visual mostra que a maioria (46%) lia o conteúdo da Principal, mais do que acessava os links para ir para outras páginas (35%). (2)

Mostra a divisão em diferentes seções, de acordo com os objetivos estratégicos da marca e com a estrutura de informações.

Publica, se conveniente, uma seção ou menu com links para as áreas mais acessadas (de acordo com os resultados dos relatórios de acesso), que mude periodicamente.

(Atualizado em 22.7.2012)

Referências

1) Survey of preferences of screen readers users (acesso em 20.2.2009)

Livro: Homepage usability – 50 websites deconstructed, de Jakob Nielsen

Livro: Prioritizing web usability, de Jakob Nielsen e Hoa Loranger. New York: New Riders, 2006