Usabilidade

Efetividade, eficiência e capacidade de satisfazer as necessidades de uso de determinado produto, de modo que seus usuários possam realizar seus objetivos de maneira efetiva, eficiente e satisfatória em um contexto definido.

Acessibilidade

Possibilidade e condição de alcance, para utilização com segurança e autonomia, de edificações, espaço, mobiliário e elementos (ABNT/CB 40/NBR 9050). No projeto de mídias digitais, consiste no preparo das interfaces para que pessoas com deficiências possam acessá-las, percebê-las, compreendê-las, deslocar-se com elas em contextos digitais, usar serviços, comunicar-se com outras pessoas, realizar tarefas.

Variações para cada usuário

A navegação, o layout e a capacidade de processamento dos equipamentos variam de usuário para usuário, e de acordo com as circuntâncias do acesso (em casa, no trabalho, no café, em um ponto de acesso gratuito, por computador pessoal, dispositivo móvel).

Alguns elementos da interface

Elementos comuns à maioria de sites web que influenciam o deslocamento, a ação e a experiência do usuário de acordo com soluções amplamente testadas e aceitas

Páginas de apoio

Funcionam (ou deveriam funcionar) para dar suporte ao usuário, orientar a navegação e para facilitar utilização da interface.