Depois do lançamento e encerramento oficial do projeto do canal online, chega a hora de avaliá-lo, ocasião em que se faz balanço do planejamento e das melhores práticas. Embora a rigor um projeto de mídias digitais se mantenha em contínuo aperfeiçoamento.
Condições estruturais a verificar no encerramento
▪ O que deu certo e o que não deu em relação aos produtos do projeto, aos processos. Não é suficiente enumerar sucessos e insucessos, mas procurar as razões e as circunstâncias em que aconteceram. E as mudanças que o projeto operou no ambiente funcional.
▪ Se os problemas aconteceram em função de situações sistêmicas (como a falta de infra-estrutura, por exemplo, que pode revelar um ponto fraco da organização) ou em situações isoladas.
No caso da equipe apontar para problemas crônicos da empresa, é importante o gestor do projeto levar a questão para instâncias de decisão que possam evitá-los em projetos futuros.
▪ Preparo da estrutura com ferramentas, treinamento e conhecimento necessários para atualizar, manter e aperfeiçoar o canal ao longo do tempo. É importante considerar como o canal vai evoluir e ir aos poucos preparando os requisitos que vão conduzir seu redesenho.
▪ Se os integrantes da equipe que mais se esforçaram ou se destacaram foram reconhecidos.
▪ O que é possível melhorar a partir do retorno do cliente sobre os produtos e serviços prestados.
Aspectos a avaliar em relação ao projeto:
▪ Os objetivos foram alcançados? Que fatores influenciaram este resultado?
▪ O produto final ficou semelhante ou muito diferente do escopo inicial? Em caso de mudanças radicais, em que circunstâncias aconteceram e como contribuíram para o sucesso do resultado? Houve necessidade de retrabalho devido às mudanças realizadas?
▪ Os prazos previstos inicialmente corresponderam às expectativas? As etapas foram realizadas no tempo previsto?
▪ As estimativas de custos iniciais se mantiveram dentro de limites aceitáveis? Se houve muita diferença entre o orçamento inicial e os custos finais/ Em caso positivo, como evitá-lo no futuro?
▪ A equipe de trabalho foi suficiente para realizar as tarefas? A configuração final estava dentro das expectativas iniciais? Houve substituições (foram satisfatórias)?
▪ Os processos de comunicação foram satisfatórios? Podem ser aperfeiçoados?
▪ As métricas adotadas foram adequadas?
▪ O controle da qualidade foi adequado?
▪ Os riscos enfrentados corresponderam aos previstos inicialmente? Quantos se manifestaram e quantos não se manifestaram? Qual o seu impacto nos prazos e custos? As ações realizadas para preveni-los foram suficientes e adequadas?
▪ Como o projeto se posicionou em relação à cultura corporativa, foi bem recebido ou gerou reações contrárias?
▪ O ambiente de trabalho favoreceu a criatividade e a expressão pessoal dos integrantes, para que todos pudessem contribuir para o resultado?
▪ Como o produto projetado foi recebido pelos primeiros usuários?
▪ Quais as melhores e piores práticas de gestão? Como aperfeiçoá-las?
▪ Como incorporar as lições aprendidas, incluindo as observações apontadas pela equipe na reunião final, às práticas gerais de projeto?
▪ O cliente ficou satisfeito com o resultado?
Indicadores como estes, combinados, estabelecem métricas específicas para cada projeto, que consideram suas particularidades ambientais e suas prioridades.
O resultado dessa avaliação deve ser documentado, publicado em local de fácil acesso e aplicado na realização de novos projetos, para evitar a reincidências de erros e mal-entendidos.
(Atualizado em 20.4.2013)
Referências
→ Don’t neglect retrospective action (Projects@Work, 20.4.2013)
→ Livro: Homepage usability – 50 websites deconstructed, de Jakob Nielse e Marie Tahir. Indianapolis, EUA: New Riders Publishing, 2002.