O acompanhamento da qualidade em projetos web atravessa a realização dos produtos em todas as suas etapas. Embora seja homologado pelo representante do cliente (ou “product owner”, dono do produto), é de responsabilidade de todos os integrantes da equipe.

O controle de qualidade permeia as atividade e tarefas de cada profissional da equipe de projeto web. Por isto, antes de começar o desenvolvimento de um produto, cada projetista precisa verificar, em reunião de planejamento que inclua os outros membros da equipe, o gestor do projeto (ou o scrum master) e o representante do cliente (ou o dono do produto), que características distinguem o produto que está sendo realizado, que requisitos de qualidade deve atender, como alcançá-los.

E, depois de pronto o produto de cada tarefa, antes de considerá-lo realizado, deve verificar se os requisitos foram alcançados. Esta verificação pode ser feita de diversas maneiras, seja através da checagem de uma lista, através de testes de uso (com ou sem usuários), através da comparação com outros produtos.

Se o produto do desenvolvimento passa pelos requisitos ou testes do(s) seu(s) desenvolvedor(es), é submetido à avaliação da equipe em geral, incluindo o gestor do projeto (ou do scrum master) e o representante do cliente (ou do dono do produto), nas reuniões de revisão de cada ciclo do projeto.

Nestas reuniões, todos reavaliam os objetivos gerais do projeto e os objetivos do produto para aquele ciclo, as tarefas realizadas, o processo de realização. É o momento de verificar as funcionalidades, seu valor para o cliente, como afetam a experiência de uso, como afetam a própria evolução do projeto – se este se mantém como o planejado ou se é necessário reavaliar as tarefas e ciclos previstos.

A verificação inclui a checagem dos indicadores de qualidade por uma massa crítica mais representativa dos interesses dos usuários finais, e sua homologação.

Avaliação periódica

A avaliação periódica dos produtos pelo controle da qualidade permite o entendimento dos motivos e fatores que levaram aos erros e problemas encontrados no desenvolvimento, e pode acarretar mudanças no escopo do projeto, no product backlog, no selected backlog e nas tarefas previstas para os ciclos seguintes.

Essas mudanças podem também acarretar mudanças culturais na equipe, caso afetem o modo de produção de um elemento, ou seu valor em relação a outros elementos, ou seu modo de apresentação.

O acompanhamento da qualidade do produto, é portanto um processo que permeia toda a realização do project backlog e deve estar previsto nos prazos do desenvolvimento de cada um dos seus produtos, de modo que possam ser entregues no prazo previsto e com os requisitos necessários para que as demandas dos clientes finais sejam atendidas.

É um processo que independe do tamanho e do escopo do projeto e do tamanho da equipe envolvida e que, na maioria dos casos, fica visível na diferenciação do produto final.

(Publicado em 25.1.2009. Atualizado em 4.7.2010)

Referências

Manual de implementação de serviços públicos eletrônicos (PDF, 43 páginas), Governo do Estado de São Paulo. Manual com recomendações baseadas em resultados e conclusões da experiência do governo paulista (acesso em 18.9.2009)