A inserção dos usuários nas listas de mensagens de malas diretas online é simples: os dados são armazenados em bancos de dados por meio de formulários publicados em páginas de sites e aplicativos. Mas é necessário prover o máximo possível de informações sobre o compromisso assumido, para que os usuários não se surpreendam negativamente ao receber as mensagens.

Alguns procedimentos facilitam a inscrição em malas diretas online:

Situar um campo de assinatura em lugar visível que estimule o leitor a inserir seu endereço. Se for o caso, informar também a periodicidade, o formato (com imagens ou em modo texto) e a frequência do envio.

Assinatura de email
Campo de assinatura de email visível. http://hackerdesignernews.com/

Avisar o usuário, antes da inscrição, se a assinatura inclui o recebimento de mensagens comerciais de anunciantes. Se for o caso, informar também a periodicidade, o formato e a frequência do envio.

Informar o usuário se este receberá por email uma confirmação da inscrição. E que caso não a receba, deve fazer a inscrição de novo. Esse procedimento previne os erros de digitação no preenchimento do formulário de inscrição.

Caso haja diversas opções de malas diretas, informar os assuntos, as periodicidades e deixar os campos de opção bem visíveis.

Depois que o usuário submeter um formulário para receber emails, enviar mensagem de agradecimento pelo cadastro, informando que os dados foram recebidos.

Imediatamente depois do preenchimento do formulário, disparar um email para confirmar o registro e evitar assim o registro feito por terceiros interessados em endereçar spam para alguém.

Simplificar ao máximo o processo de confirmação do email, para que o usuário não desista do registro nesse momento. Um email de resposta (sem mensagem) ou o acesso a um link do site confirmando o registro são opções tecnicamente simples.

Oferecer um “presente” ao novo assinante, como um link para download de um artigo (no caso de um site de conteúdo) ou um desconto em uma compra (no caso de um site de vendas) são modos elegantes de desejar boas-vindas do novo entrante à comunidade do site.

Inserir uma ressalva para que o usuário que realizou um registro insira o domínio como emissário consentido. Caso contrário, se assina a lista com um endereço de email sujeito a proteção automática contra spam, a mensagem pode nunca chegar a ser lida pelo destinatário.

Esta ressalva deve ser inserida na mensagem de confirmação, para que o usuário tome as medidas para garantir o recebimento das mensagens.

Publicar a opção para deixar de receber as mensagens enviadas por um remetente em lugar visível e fácil de ativar.

(Atualizado em 24.4.2020)

Referências

Automated customer service email and transactional messages (Alertbox, acesso em 20.3.04)