De caráter gerencial e pouco técnico, a declaração de escopo resumida consta do Termo de Abertura do projeto web. Explicita aspectos de ordem geral para a tomada de decisões com vistas a realizar a visão sobre o produto final.

A visão geral está relacionada a como o produto ajudará a empresa a alcançar seus objetivos estratégicos. Procura estabelecer um consenso sobre as expectativas do projeto entre todos os stakeholders, desde os executivos à equipe de vendas e clientes.

A visão geral mantém a equipe em prumo, em direção à realização de um produto de qualidade, dentro de prazos definidos e facilita o estabelecimento dos critérios necessários à sua avaliação.

A planilha abaixo ilustra os tópicos de uma declaração de escopo simplificada. Não foi produzida em programas de gestão de projetos para facilitar sua visualização e entendimento – a ferramenta deve ser escolhida de acordo com as preferências e o método adotado por cada gestor.

Inclui elementos que em muitos projetos constam da conceituação, como a análise da concorrência, conhecimento aprofundado do público, conceituação editorial e comercial. Pode assim ser preenchida em várias etapas do projeto e alguns aspectos podem ser detalhados em diversas planilhas, de acordo com o escopo do produto. (Para complemento desta planilha, ver Modelo conceitual de projeto web e Análise da concorrência).

Declaração de escopo

Produto finalTipo de produto (portal, hot site, site institucional, comunidade, site de comércio)
Objetivos, problemas a resolver Descrição sucinta, para criação de consenso sobre os resultados esperados.
Posicionamento estratégicoComo o projeto se insere em um contexto comercial ou de atividade amplo, relativo à organização/ departamento/projeto que o publica.
Descrição do produto (briefing)Descrição geral do produto, embora com alguns detalhes, como necessidade de animação, banco de dados, conteúdo especial.
Diferencial a ser exploradoComo o produto se diferenciará de outros existentes na mesma área de atividade. O produto pode apresentar um diferencial que a concorrência não pode suprir facilmente?
Subprodutos e serviços adicionaisFuncionalidades ou serviços presentes, embora não prioritários. Publicação de conteúdo, formação de comunidade, compras de produtos, criação de inteligência coletiva, mala direta (modelos de layouts para diferentes tipos mensagens: informes, emails, etc.).
Características especiais do produto para o cliente finalO que levará ao cliente a dizer “meu produto é especial”. Como o produto atende as necessidades dos clientes.
Características do produto para que o cliente final se comunique com outras pessoasO produto se divulga a si mesmo? Divulgar e manter a presença do produto em redes sociais, favoritos, enviar a URL para amigos, produtos diferenciados que levem os clientes a recomendarem o produto, modo de apresentação
Estimativa de retornoVerificação da relação entre o custo do projeto do produto e o retorno comercial esperado.
O que o projeto não incluiTarefas, atividades, produtos, funcionalidades fora do escopo.
 
Plano de projeto
Principais iterações (sprints) ProdutoDuração estimada
1  
2  
3  
Produtos do projeto Plano de projeto atualizado, relatórios resumidos das atividades ao final de cada etapa, resultados de testes com usuários e pesquisas, orçamentos de terceiros, apresentações.
Processos necessáriosCard sorting para a criação de agrupamentos de informação (parte do processo de criação da arquitetura da informação), testes de usabilidade, compatilização com padrões web, testes de arquitetura da informação, testes de acessibilidade, preparo para indexação por buscadores (SEO), preparo de metodologia e métricas de avaliação progressiva para o ambiente publicado, modelagem de processos internos para atualização de conteúdo, preparo de interface dedicada para dispositivos móveis,testes de usabilidade da interface em beta, modelagem de processos internos para atualização de conteúdo, treinamento da equipe de atualização, preparo da equipe para avaliação periódica
Comunicação para o projeto Integrantes da equipe e suas funções no projeto, emails, local de realização de reuniões, números de telefone; ferramentas usadas para realização de conversas e reuniões remotas.
Requisitos de qualidade prioritáriosMétricas dos requisitos
1 
2 
3 
Riscos e ameaçasResposta ou modo de prevenir
1 
2 
3 
Mudanças estruturais necessárias (na organização, no ambiente de publicação)Revisão de processos, aquisição de sistemas, treinamento da equipe de atualização de conteúdo, suporte e de atendimento, preparo para marketing digital (incluindo SEO como atividade permanente, redação e envio de emails) acompanhamento das estatísticas de acesso, realização de aperfeiçoamento progressivo.
Contratações necessáriasSerá preciso contratar um editor para ajustar os textos para publicação? E um consultor externo sobre produtos educacionais? A hospedagem do ambiente web precisa ser revista?
Aquisições necessáriasSerá preciso adquirir um novo sistema de gerenciamento de conteúdo? Mais espaço em disco para os arquivos?
Premissas, ressalvas, observaçõesFornecimento ou acessos a estatísticas de acesso do site ou plataforma atual; relatórios de serviço de atendimento ao consumidor (SAC); informações sobre faturamento de vendas; alocação de pessoas para realizar tarefas; fornecimento de conteúdo – textos, imagens, vídeo, arquivos sonoros em determinado prazo; uso de sistema de gerenciamento de conteúdo; tradução de textos; publicação de site em outra língua; como proceder se o processo de aprovação dos produtos do projeto (entregáveis) atrasar; contratação de serviços de terceiros; implementação de mudanças de processos internos para a realização do projeto; hospedagem e registro de domínio; como formalizar a finalização de etapas e do projeto em geral.
Critérios para aceitação do produtoCritérios que tanto o cliente quanto a agência digital consideram indispensáveis para homologar o produto. Em que momento o site pode ser lançado? Que páginas, requisitos ou funcionalidades devem estar presentes e quais podem ser desenvolvidos depois do lançamento sem comprometer os objetivos e as expectativas dos usuários finais? A equipe foi treinada para atualização em novo sistema de gerenciamento de conteúdo?
Métodos para verificar os resultadosPara o lançamento: No caso da certificação em testes pode-se submeter o site a instituições certificadoras. A realização de testes de usabilidade e de funcionalidade pela equipe de projeto pode homologar o site para lançamento.Para o negócio: Acessos, vendas, contatos estabelecidos com o público, contatos estabelecidos entre usuários, comparação com outros sites, sucesso de outras atividades relacionadas diretamente ao site.
Revisão deste plano de projetoStatus (ok, necessidade de ajustes, registro de mudanças – novas linhas nesta planilha assinalam as mudanças realizadas em cada etapa -, data)
Final da arquit. da informação 
Lançamento da versão beta 
Lançamento do produto 

O formato de planilha não favorece o processo de criação de soluções conceituais, de layout, editoriais, visuais, relacionadas à experiência do usuário. Pelo contrário, os campos fechados e a limitação de espaços atrapalham a narração de histórias, a descrição de personas, a comparação de ideias.

Por isto, sugere-se utilizá-lo para criar um sentido de estrutura para o produto a realizar, bem como para o acompanhamento do desenvolvimento do produto, e não para registrar versões do produto resultantes das diversas iterações.

Referências

Livro: Communicating design – Developing website documentation for design and planning, de Dan Brown. Berkeley: Peachpit Press, 2007.