Em projetos digitais, a experiência do usuário, de viés subjetivo, influencia o uso. O usuário que tem autonomia sobre sua experiência preserva seu potencial criativo no uso.
A gestão de um produto digital tem características específicas como:
▪ Contato com o público permeado por fatores afetivos e perceptivos que afetam a experiência de uso. A linguagem visual, conceitual e funcional precisa levar estes fatores em consideração.
▪ O empoderamento do usuário na medida em que este se sente identificado, incluído no/pelo veículo. Sem a transformação do visitante em parceiro, ou em co-autor do site, a interface com o usuário não se consolida.
▪ As ferramentas que podem potencializar os aspectos subjetivos entre os usuários/leitores/consumidores e a interface web, e contribuem para sua efetivação.
Questões como estas estão presentes na interface, exigem que o gestor de produto digital seja também um gestor de criação – ou tenha uma visão clara da experiência do usuário e dos processos subjetivos que a permeiam.
▪ O gestor do produto é responsável pela aplicação das ferramentas para realizar as atividades e atender aos requisitos necessários.
▪ O gestor de criação ou o designer da experiência do usuário, em alguns casos diretor de criação torna o contato, uso, interlocução entre o usuário e a interface, um momento especial.
Dependendo da natureza do produto , seja uma loja online, um informativo, um game, o enfoque visual, editorial e de tratamento da informação, prevê uma adaptação diferente para o veículo.
► No projeto de um informativo, o gestor de criação tem comprometimento direto com o enfoque do conteúdo publicado, e neste caso o ideal é que este profissional seja também um editor.
Este enfoque que mantém a abordagem conceitual integrada aos elementos da interface, é um diferencial que condiciona a receptividade do produto online pelo público e ajuda a garantir que o público se mantenha no controle da interlocução com o canal. Esta interlocução também, criadora.
A gestão do produto e a gestão da criação podem convergir. Mas as atribuições de cada uma são distintas e atendem a requisitos, específicos.
(Atualizado em 19.1.2012)
Referências
→ Livro: The elementos of user interface experience – user-centered design for the web, de Jesse James Garret. New York: New Riders, 2003. Desenvolve a concepção de projeto web como um conjunto de fatores que precisam se integrar para criar experiências especiais de uso
Ferramentas para trabalho colaborativo
→ Trello.com – ajuda a participação de cada integrante da equipe através de pequenos painéis que identificam processos e as pessoas envolvidas em cada um (acesso em 19.1.2012)
→ Dabbleboard.com – quadro branco compartilhável, para a realização de reuniões, sem necessidade de cadastro (acesso em 24.6.2010)
→ Adobe Connect Now – plataforma online com diversos recursos como compartilhamento de tela, quadro branco, video conferência, chat (acesso em 24.6.2010)
→ Glasscubes – plataforma online para a criação de ambientes colaborativos e intranets (acesso em 27.5.2010)
→ Dimdim – ambiente para reuniões virtuais com compartilhamento de tela, gratuito até 20 participantes (acesso em 7.1.2010)
→ Mikogo – ambiente para reuniões, conferências virtuais e suporte remoto (acesso em 8.1.2010)