Onde estou?
Refere-se ao sentido de localização do usuário em relação a um site ou aplicativo, para que encontre as informações que procura, ou realize as tarefas a que se propõe.
Reforçam o sentido de localização em páginas e telas:
■ A “familiaridade” entre os recursos visuais.
■ O título da página, que a identifica dentro de uma área de conteúdo.
■ Breadcrumbs ou trihas com indicações de onde o usuário se encontra em relação à estrutura de informações geral.
■ A marcação de etapas de um processo, como as de uma compra online.
A indicação do número de etapas já transpostas e as que é necessário percorrer aumenta a confiança do usuário de que vai realizar a transação. Em caso de compras, as pessoas preferem terminar o processo o mais rápido possível e o entendimento do número de etapas do processo aumenta a confiança no fornecedor.
O que posso fazer aqui?
Os usuários sabem o que podem fazer na página/tela, prevendo com precisão o resultado das suas interações e o atendimento de suas expectativas? Percebem o valor de suas ações, fazer login para acessar conteúdo privado, assinar um boletim para receber informações por email?
Como cheguei aqui (onde estive)?
Refere-se ao sentido de localização do usuário em relação às telas já visitadas. Em listas ou conjuntos de links, esta informação é necessária, pois muitas vezes é impossível lembrar os links selecionados e as páginas/canais visitados.
Recursos para marcação das páginas visitadas:
■ Permitir o registro do percurso já percorrido no programa de navegação.
■ Diferenciar cores nos links já visitados.
■ Manter habilitado o comando “Voltar” do navegador.
■ Mudar a cor de uma área da página de acordo com a frequência da visitação. No site da BBC, se o usuário visita muito uma mesma seção, o fundo desta área na página Principal vai ficando mais e mais escuro, para que o usuário o encontre rapidamente.
■ Mudar o layout da página ou de um elemento de uma página quando o status do usuário muda, seja quando ele faz login em um sistema ou em um área de acesso restrito, seja quando ele finaliza uma tarefa, como uma compra. Um usuário regular das mesmas páginas sabe o status da sua visita pela cor do fundo.
Onde posso ir a partir daqui, como?
Refere-se ao sentido de localização do usuário em relação à estrutura de informações, que o leva a encontrar o que procura. Uma estrutura de informações definida à primeira vista, com links visíveis e identificáveis, ajuda o usuário a se deslocar sem erros ou falsas expectativas.
Aspectos a considerar na sinalização da estrutura:
■ Fácil compreensão dos títulos – Textos dos links sucintos e claros, com boa legibilidade, organização compreensível e previsível.
■ Indicação para sites externos – Se o texto do link não deixar claro que o usuário vai sair do site ao selecioná-lo, deve haver uma sinalização que o indique.
■ Resposta à busca, mensagens visuais claras, contextualizadas. Economia de ações e tempo, com poucas etapas para percorrer um percursos.
■ Links para arquivos em PDF com o formato e o tamanho dos arquivos – Se o arquivo for muito extenso, informar o usuário o número de páginas, para que saiba se terá disponibilidade para consultá-lo.
■ Atalhos para os usuários mais experientes, que gostam de ir direto para as seções que mais os interessam.
(Atualizado em 26.2.2017)