Para realizar projetos com base nas características do público, projetistas e gestores de mídias digitais precisam conhecer tendências e contextos genéricos de acesso através de dados estatísticos. Informações sobre o uso da Internet no Brasil publicados em noticiários e órgãos especializados, ajudam esta tarefa.

As fontes estão citadas no final das notas, com links para os textos integrais. Para ver os dados de 2007 até hoje, consulte as outras páginas desta seção pela barra de navegação à esquerda. Não publicamos estatísticas de previsões.

Pesquisa divulgada em 18 de setembro de 2014 mostrou que em 2013, 50,1% da população eram usuários da internet, ou 86,7 milhões de pessoas de 10 anos ou mais de idade, 2,9% a mais que em 2012. De 2012 a 2013, a proporção de usuários passou de 49,2% para 50,1% da população. Mais da metade tinham de 10 a 29 anos de idade (52,6%).
Dos 65 milhões de domicílios do país, 32,2 milhões (49,5%) possuíam microcomputador (eram 46,4% em 2012). 28 milhões contavam com acesso à Internet – 43,1% do total, acima dos 40,3% em 2012. Banda larga parecia ser luxo equivalente a possuir automóvel, a havia carros em 43,6% dos domicílios. Quase tão popular quanto os televisores, os telefones estavam em 92,7% dos domicílios. O número dos que só tinham linhas fixas (1,8 milhão, ou 2,7% do total) caiu. Já o número de domicílios com acesso só à telefonia móvel celular aumentou de 51,4% em 2012 para 53,1% em 2013. 130,8 milhões de pessoas de 10 anos ou mais de idade tinham telefone móvel celular para uso pessoal em 2013, aumento de 6,3 milhões em relação a 2012. O percentual dos que possuíam o aparelho aumentou de 72,8% em 2012 para 75,5% em 2013 no total da população de 10 anos ou mais. (Convergência Digital, dados Pesquisa Nacional por Amostragem de Domicílios do IBGE, acesso em 19.9.2014)

Enquanto em 2011 e 2012, os picos de acesso eram registrados à tarde, com queda de tráfego à noite, a partir de 2013, houve uma inversão. Os picos passaram a acontecer no horário noturno e aos fins de semana, o que mostra que os usuários residenciais passaram a usar mais a internet. Entre dezembro de 2013 e fim de março deste ano, foi registrado um acréscimo de 55% na banda agregada.

40% das residências têm acesso à internet no Brasil, com 80,9 milhões de usuários. A maior penetração de uso da internet ocorre na classe social com mais renda e em área urbana — 44% dos lares na área urbana possuem acesso à internet, na área rural, 10%. A disparidade de consumo de internet é observada por região geográfica, com o Sul, Sudeste e Centro-Oeste com maior presença e apenas 27% dos domicílios do Nordeste e 21% do Norte com acesso à internet.(Convergência Digital, dados Nic.br, acesso 16.4.2014)

Em 2013, o número de acessos à internet em banda larga no brasil foi de 133,7 milhões, crescimento anual de 55%. Aumento impulsionado, principalmente, pela banda larga móvel das redes 3G e 4G, responsáveis por 111,4 milhões de conexões. A banda larga móvel, pelas redes de 3G e 4G, cresceu 69% em 2013, comparado a 2012. Das 111,4 milhões de conexões, 96,1 milhões partiram de telefones celulares, incluindo os smartphones, e 15,3 milhões foram por meio de terminais de dados, entre os quais modems de acesso à internet e chips de conexão máquina-máquina (M2M). (Convergência Digital, dados – Telebrasil, acesso 4.2.2014)

Banda larga popular chega a 3,2 mil municípios brasileiros em agosto. O Programa Nacional de Banda Larga (PNBL) contribuiu para aumentar em 330% o número de cidades brasileiras atendidas com banda larga móvel e fez crescer em 347% a quantidade de acessos à rede, com alcance de 3,2 mil municípios beneficiados com conexões de 1 mega a R$ 35 mensais. (Computerworld dados – Telebrasil, acesso 26.9.2013, não mais disponível)

O Brasil fechou maio de 2013 com 103 milhões de acessos em banda larga: 28 milhões de novos acessos (37% a mais) que em maio de 2012. O segmento móvel da banda larga cresceu 45%, com 81,7 milhões de acessos em maio. Na banda larga móvel, 67 milhões foram de conexões de celulares 3G, incluindo os smartphones, e 14,7 milhões de terminais de dados, entre eles modems de acesso à internet e chips de conexão máquina-máquina (M2M). A cobertura das redes de banda larga móvel cresceu 13%, com a ativação de 451 municípios. Ao todo, as redes de terceira geração (3G) estavam instaladas em 3.409 municípios, onde moravam 89% dos brasileiros. Na banda larga fixa, os acessos somaram 21,3 milhões em maio. Desses, 2,6 milhões de conexões foram ativadas nos últimos doze meses, com crescimento de 14%. A infraestrutura de banda larga fixa estava presente em todos os municípios brasileiros. (Convergência Digital, dados da Associação Brasileira de Telecomunicações – Telebrasil, acesso 2.7.2013)

O Brasil alcançou em abril de 2013 a marca de 100 milhões de acessos banda larga, 37% a mais que em abril de 2012. De 100 milhões de acessos, 78,7 milhões foram de banda larga móvel e 21,3 milhões de banda larga fixa. O segmento da banda larga móvel teve o maior crescimento: 45%, sendo 64,1 milhões de conexões celulares 3G e 14,6 milhões de terminais de dados, entre eles modems de acesso à internet e chips de conexão máquina-máquina (M2M). (Convergência Digital, dados da Associação Brasileira de Telecomunicações – Telebrasil, acesso 27.5.2013)

O Brasil fechou o primeiro trimestre de 2013 com 96,5 milhões de acessos em banda larga, 37% a mais que em março de 2012. No ano, foram 8,3 milhões de novas conexões – eram 88,2 milhões em janeiro e chegaram a 96,5 milhões em março. 26 milhões de novos acessos foram ativados nos últimos 12 meses.

O segmento da banda larga móvel, cresceu 45% em relação a março de 2012. Pela rede móvel, alcançou 75,5 milhões de acessos em dezembro de 2012 – 61,3 milhões foram de conexões de celulares 3G e 14,1 milhões foram terminais de dados, como modems e chips de conexão máquina-máquina (M2M).

A cobertura de banda larga móvel cresceu 16%, com a ativação de 477 municípios no ano. As redes 3G estavam instaladas em 3.333 municípios, onde moravam 88% dos brasileiros. Esse total superou em mais de três vezes as obrigações da cobertura, de conectar 928 municípios até abril de 2013. Até março, 48 municípios receberam redes de 3G.
Na banda larga fixa os acessos somaram 21 milhões em março, dos quais 2,4 milhões de conexões foram ativadas em um ano. Há infraestrutura de banda larga fixa em todos os municípios brasileiros. (Convergência Digital, dados da Associação Brasileira de Telecomunicações – Telebrasil – , acesso 14.5.2013)

Em abril de 2013 a internet no Brasil teve 102 milhões de usuários, primeira vez que foi contabilizado mais de 100 milhões de usuários únicos no período de um mês. 56% dos usuários são do sexo masculino, 28% com idades entre 18 e 24 anos e 42% entre 25 e 34 anos. Quanto à classe predominante, a empresa registrou 55% dos internautas pertencentes à classe C. (IDGNow, dados da Navegg, acesso 14.5.2013, não mais disponível)

O Brasil fechou o primeiro trimestre de 2013 com 96,5 milhões de acessos em banda larga, 37% a mais que em março de 2012. No ano, foram 8,3 milhões de novas conexões – eram 88,2 milhões em janeiro e chegaram a 96,5 milhões em março. 26 milhões de novos acessos foram ativados nos últimos 12 meses.

O segmento da banda larga móvel, cresceu 45% em relação a março de 2012. Pela rede móvel, alcançou 75,5 milhões de acessos em dezembro de 2012 – 61,3 milhões foram de conexões de celulares 3G e 14,1 milhões foram terminais de dados, como modems e chips de conexão máquina-máquina (M2M).

A cobertura de banda larga móvel cresceu 16%, com a ativação de 477 municípios no ano. As redes 3G estavam instaladas em 3.333 municípios, onde moravam 88% dos brasileiros. Esse total superou em mais de três vezes as obrigações da cobertura, de conectar 928 municípios até abril de 2013. Até março, 48 municípios receberam redes de 3G.
Na banda larga fixa os acessos somaram 21 milhões em março, dos quais 2,4 milhões de conexões foram ativadas em um ano. Há infraestrutura de banda larga fixa em todos os municípios brasileiros. (Convergência Digital, dados da Associação Brasileira de Telecomunicações – Telebrasil – , acesso 29.4.2013)

Em fevereiro de 2013, 60% dos municípios brasileiros contavam com conexão por banda larga móvel – 88% da população brasileira, percentagem superior à meta de 83% estabelecida pela ANATEL para 2016.  (Exame Abril, dados da consultoria Teleco, acesso 10.4.2013)

No Brasil, nos três últimos meses de 2012 e três primeiros meses de 2013, 53% das pessoas que acessaram a internet foram mulheres, que representaram 50,2% do público do comércio eletrônico. Mulheres da classe C foram as mais conectadas, com 66,09% de participação. 31,64% das usuárias pertenciam às classes A/B, e 1,37% à D/E. Na classe C, 66,85% usaram a internet para buscar produtos. As mulheres entre 35 e 59 anos foram as mais assíduas (43,29%). Em seguida, as da faixa entre 25 e 34 anos (35,94%) e jovens entre 18 e 24 anos (12,97%). Mulheres acima de 60 anos representaram 4,23%. Meninas entre 13 e 17 anos representaram 2,68% desse público.
O conteúdo mais procurado por elas foi Entretenimento, Notícias, Moda e Beleza, Comidas e Bebidas e Família. No acesso, 88,81% usaram desktops, e 10,36% dispositivos móveis. Os homens gastaram mais, 57,48%, com tíquete médio de R$ 393,00 (o das mulheres foi de R$ 289). As mulheres compraram mais produtos em Moda e Acessórios; os homens, Eletrodomésticos e Informática. A renda familiar dos homens ficou em média R$ 4.426; a das mulheres, R$ 3.655. (G1, dados da ebit e Navegg, acesso 11.3.2013)