Para realizar projetos com base nas características do público, é preciso conhecer tendências e contextos genéricos de acesso por meio de dados estatísticos. Informações sobre o uso da Internet no Brasil publicados em noticiários e veículos especializados, ajudam esta tarefa. Veja também as estatísticas sobre dispositivos móveis no Brasil em 2021.

Brasil é o segundo país que mais baixou o Threads (MobileTime, acesso em 17.7.23)

Um ano depois, velocidade média do 5G para download ficou em 444,12 Mbps (Convergência Digital, acesso em 17.7.23)

App Posto Digital é responsável por aumento de 65% nos acessos aos sistemas do Detran-RJ (MobileTime, acesso em 3.7.23)

Maioria dos bancos tem até 10% de sua base de clientes no open finance (MobileTime, acesso em 3.6.23)

86% de crianças e adolescentes usuários de Internet possuem perfil em redes sociais (MobileTime, acesso em 3.6.23)

Banda larga fixa via fibra ou cabo chega a 62% dos domicílios (TeleSintese, acesso em 3.6.23)

Banco Central: 79% das transações financeiras foram feitas por celular em 2022 (Convergência Digital, acesso em 3.6.23)

No Brasil, um golpe de fraude acontece a cada 10 segundos (Convergência Digital, acesso em 3.6.23)

44 milhões de brasileiros pagaram compras online com Pix, revela TIC Domicílios 2022 (Mobile Time, acesso em 3.6.23)

Classes C, D e E compartilham com o vizinho para ter acesso à Internet (Convergência Digital, acesso em 3.6.23)

Inteligência artificial (IA) com viés afeta 57% das empresas no Brasil (Convergência Digital, acesso em 3.6.23)

Celulares, TVs e PCs: comércio eletrônico cresce 500% desde 2016 (Convergência Digital, acesso em 3.6.23)

Estudo mostra o que consumidores consideram bom e ruim em chatbots (MobileTime, acesso em 3.6.23)

E-commerce brasileiro cresce 20% e chega a R$ 187 bilhões em 2022 (MobileTime, acesso em 3.6.23)

Abecs: pagamento com cartões movimenta R$ 840 bi no trimestre (MobileTime, acesso em 3.6.23)

Quase metade das compras presenciais com cartão no Brasil são por aproximação (MobileTime, acesso em 3.6.23)

No Brasil, funcionários têm acesso fácil a dados pessoais de clientes (Convergência Digital, acesso em 3.6.23)

TV paga perde 400 mil acessos no primeiro trimestre ( TeleTime, acesso em 3.6.23)

Ciberataques com ChatGPT disparam 910% ( Convergência Digital, acesso em 3.6.23)

Qualidade da conexão e fim da franquia afetam uso da Internet de crianças e adolescentes ( Convergência Digital, acesso em 3.6.23)

Qualidade da conexão e fim da franquia afetam uso da Internet de crianças e adolescentes ( Convergência Digital, acesso em 3.6.23)

Brasil tem 15 milhões de domicílios sem acesso à internet ( Convergência Digital, acesso em 3.6.23)

Instagram e Tik Tok são os preferidos. 86% das crianças e adolescentes têm perfis em redes sociais ( Convergência Digital, acesso em 3.6.23)

Trinta milhões de senhas foram vazadas no Brasil em 2022 ( Convergência Digital, acesso em 3.6.23)

Trinta milhões de senhas foram vazadas no Brasil em 2022 ( Convergência Digital, acesso em 3.6.23)

Nuvem faz 42% do processamento de dados no Brasil ( Convergência Digital, acesso em 3.6.23)

Nuvem faz 42% do processamento de dados no Brasil ( TeleTime acesso em 28.4.23)

Internet fixa tem velocidade média de 246 Mbps no Brasil, diz Anatel ( TeleTime acesso em 28.4.23)

Ataques a dispositivos da internet das coisas (IoT) crescem 41% ( Convergência Digital, acesso em 28.4.23)

ANPD: reclamações por fraudes e golpes com dados pessoais crescem 70% ( Convergência Digital, acesso em 28.4.23)

Número de escolas conectadas no Brasil ofusca predominância de tecnologias legadas (TeleTime, acesso em 17.4.23)

Publicidade digital cresce 7% no Brasil em 2022 e atinge R$ 32,4 bilhões (Convergência Digital, acesso em 17.4.23)

Apenas 26% das empresas no Brasil estão maduras para enfrentar um ataque cibernético (TeleSíntese, acesso em 17.4.23)

Usuários de banda larga fixa e telefonia móvel preferem acessar Internet via Wi-Fi (MobileTime, acesso em 17.4.23)

Quase 70% da população tem conta Gov.br (MobileTime, acesso em 17.4.23)

97% dos brasileiros confiam mais em marcas que lhes dão controle sobre seus dados (MobileTime, acesso em 17.4.23)

Banda larga fixa ultrapassa marca de 45 milhões de clientes (Tele Time, acesso em 17.4.23)

Adoção de tecnologia por empresas brasileiras avança 8,5% em 2022, mostra estudo (TeleSíntese, acesso em 17.4.23)

79% dos brasileiros acham o Pix seguro, segundo FICO (Mobile Time, acesso em 17.4.23)

Brasileiros desconfiam dos vieses e rejeitam erros da Inteligência Artificial (Convergência Digital, acesso em 17.4.23)

Transformação digital: empresas admitem projetos apenas no papel e falta de dinheiro (Convergência Digital, acesso em 17.4.23)

Um em cada três brasileiros acredita ser rastreado online o tempo todo (Convergência Digital, acesso em 17.4.23)

Brasileiro passa 46 horas por mês em redes sociais, 31% acima de 2020 (Convergência Digital, acesso em 17.4.23)

Brasileiros acusam IA de roubar empregos e provocar apagão de vagas (Convergência Digital, acesso em 17.4.23)

Equilibrar uso de dados e privacidade é desafio para 60% das empresas (Convergência Digital, acesso em 17.4.23)

Empresas brasileiras estão longe da maturidade em segurança da informação (Convergência Digital, acesso em 17.4.23)

Menos da metade das equipes de analytics gera valor às empresas (Convergência Digital, acesso em 17.4.23)